Navegar para Cima

Notícias

Turno Integral

25/02/2021
Nosso jeito de educar
Um espaço acolhedor, de afeto, convívio, experiências e aprendizagens.

​Um espaço acolhedor, de afeto, convívio, experiências e aprendizagens. Assim é o Turno Integral Marista, implementado em 2017 para complementar a necessidade das famílias que apostam na proposta pedagógica e na estrutura do Colégio para o ensino em horário integral.

O Turno Integral proporciona condições para trabalhar a dimensão afetiva do estudante em suas relações sociais, a dimensão técnica por meio das atividades desenvolvidas e aspectos da individualidade, promovendo autonomia e formação integral.

Com o acompanhamento de monitores de aprendizagem especializados, as crianças desenvolvem atividades esportivas, culturais e pedagógicas, no turno inverso às aulas. Assim, elas têm mais espaço e tempo para construir a sua aprendizagem.

Segurança e Comodidade

O diretor do Marista São Francisco, Ir. Jader Henz, relata que a proposta do Turno Integral propicia a participação do estudante em atividades que auxiliam no seu desenvolvimento motor, emocional, espiritual e cognitivo. “Ao falarmos em formação integral, podemos perceber que a proposta do Turno Integral vem ao encontro dessa intenção. É mais uma oportunidade para o desenvolvimento da criança. Além disso, para as famílias é a tranquilidade de deixar seus filhos em um ambiente multidisciplinar e seguro, no turno inverso às aulas", analisa.

A flexibilidade de horários e atividades também são alguns benefícios para estudantes e famílias que optam pelo Turno Integral. Dentro da grade de atividades, também se pode incluir as aulas de língua inglesa, oferecidas em parceria com o CCAA.

O almoço é realizado na Cantina Santa Clara, localizada no interior do Colégio, com um amplo espaço acolhedor, onde as famílias também podem almoçar com os estudantes, com cardápio elaborado para uma alimentação balanceada, desenvolvido pela nutricionista responsável Manoela Bicho (CRN 9665P).


Programação Flexível

Voltado aos estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, a família tem a facilidade de optar pelos dias da semana em que o filho participará do Turno Integral. É possível escolher 2, 3 ou 5 dias, conforme a rotina pessoal e as propostas oferecidas.

• Horário: das 7h30 às 13h25.

• Reunião de pais: 24 de fevereiro de 2021.

• Início das aulas do Turno Integral: 1° de março de 2021.

• Recesso escolar: de 24 de julho a 1° de agosto de 2021.

• Término das aulas do Turno Integral: de 30 de novembro de 2021.


O calendário de recessos e feriados seguirá o do ano letivo do turno regular. Além das atividades especializadas, a programação oferece almoço, horários de lazer, recreação e descanso.

Turmas ofertadas

Turma 1 (nível 1, nível 2 e nível 3 da Educação Infantil) – Expressão Corporal, Musicalização, Arte, Língua Inglesa, Oficina Digital, Hora do Conto e Vivências Pedagógicas.

Turma 2 (1º ao 5° ano do Ensino Fundamental) – Clubinho de Ciências, Língua Inglesa, Robótica, Hora do Conto, Musicalização, Arte, Expressão Corporal, Projeto de Investigação, Vivências Pedagógicas e Tarefa de Casa Assistida.

​Conheça o Colégio

Fundado em 1914, o Colégio Marista São Francisco integra a Rede Marista, presente no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Brasília e Região Amazônica. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 19 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios.

O Marista São Francisco está localizado no Centro de Rio Grande, em uma área privilegiada, com mais de cinco mil metros quadrados, oferecendo infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino. O Colégio é um espaço de aprendizado, descobertas e construção de novos conhecimentos. Mais de 100 educadores se mobilizam, todos os dias, para oferecer uma educação integral de qualidade, atuando na missão de construir conhecimentos e formar valores humanos, marcas do jeito marista de educar. Cerca de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula.