Navegar para Cima

Sobre

Movimento Champagnat da Família Marista

Fraternidades vivenciam e difundem o jeito marista de ser.

​​​​​​​​O Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) é o grupo de Leigos/as reconhecido pelo Instituto Marista, e hoje, principal expressão laical da congregação. Conta com milhares de integrantes ao redor do mundo, que se reúnem em Fraternidades para vivenciar e difundir o jeito marista de ser, em suas famílias e comunidades.

As Fraternidades que reúnem os integrantes do MChFM encontram-se para celebrar a vida de todas as formas, com todas as suas conquistas e seus desafios diários. Os grupos são acompanhados por um/a animador/a Leigo/a e um Irmão Marista no papel de assessor. Geralmente possuem entre 12 e 15 participantes.

Em sua prática, elas aprofundam e procuram vivenciar quatro pilares básicos em torno da missão, da partilha de vida e da espiritualidade: oração, reflexão, vida em comunidade e apostolado. 

Em Santa Cruz do Sul, o movimento existe desde 1997 e, atualmente, é assessorado pelo Irmão João Pedro e por Lair e Lúcia Ipê da Silva, que atuam como casal animador. Dentre as atividades realizadas, destacam-se: encontros mensais (sexta-feira, às 18h); terços – todas as sextas-feiras nos meses de maio e outubro; participação em programações da escola quando solicitadas; ações concretas em comunidades e/ou pessoas em vulnerabilidade; participação em Encontros Regionais e/ou Retiros programados pela coordenação do Movimento; entre outros.