Navegar para Cima

Nossas Notícias

Jornadas Pedagógicas: conheça nossos momentos formativos

26/07/2021
Educação
Com agendamento de duas datas anuais, os Colégios da Rede Marista abordam importantes questões para o ano letivo.

​​​​​​​​A busca por aperfeiçoamento de ensino e dos educadores é uma realidade no cotidiano dos Colégios da Rede Marista. Entre as ações que fomentam a importância de estarmos atualizados, estão as Jornadas Pedagógicas, encontros que reúnem as equipes das unidades duas vezes ao ano para abordar temáticas pertinentes à educaçãoseguindo a premissa institucional de promover a formação continuada dos educadores maristas. ​

A capacitação de professores é um aspecto essencial para estimular a qualidade da educação de uma escola. Nas Jornadas Pedagógicas, são apresentados tendências e alinhamentos sobre plataformas de aprendizagem, processos, revisão de currículos e matrizes curriculares, entre outras temáticas pertinentes do fazer pedagógico de nossas unidades. Dessa forma, esse momento contribui para alinhar os profissionais e, consequentemente, gerar excelência na entrega final. 

Sobre a programação 

A segunda edição das Jornadas Pedagógicas costuma ocorrer no mês de julho, contando com a participação de professores da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio, bem como monitores de Turno Integral, de Aprendizagem e de Inclusão. Entre as pautas tratadas, estão o planejamento das atividades para o segundo semestre de 2021, a elaboração de provas, delineamento de projetos, implantação do Novo Ensino Médio, oficinas práticas, estudos dos documentos que norteiam a pedagógica marista e o jeito marista de educar e cuidar​.

Para a assessora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Loide Trois, as atividades, além de qualificação a prática docente, também ampliam repertórios conceituais e propiciam estudos aprofundados sobre assuntos relacionados ao currículo nos diferentes níveis de ensino. "As experiências metodológicas são pensadas pelas equipes locais, a fim de fortalecer a conexão entre teoria e prática. Nós, supervisores e assessores da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista, participamos e contribuímos com o evento buscando sempre o alinhamento com nossos documentos institucionais", comenta.


Educação continuada: cursos de extensão e especialização 

Além das Jornadas Pedagógicas, existem outras ações que buscam aprimorar os professores, entre elas estão Currículo e Itinerários Formativos para o Ensino Médio e Currículo por Áreas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

Currículo e Itinerários Formativos para o Ensino Médio: com foco para as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), professores participam do curso. Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ele é desenvolvido online, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, contando com aulas gravadas e ferramentas de interatividade para debates e fóruns.    

Currículo por Áreas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), o curso de extensão capacita docentes e coordenadores pedagógicos que atuam com esses níveis de ensino. Essa formação visa incentivar o desenvolvimento de um currículo por Áreas do Conhecimento, competências e habilidades, promovendo reflexões sobre as práticas pedagógicas e avaliativas que possibilitem a criação de estratégias significativas e inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem.