Nossas Notícias

Dicas para o retorno escolar

26/01/2022
Educação
Chegada de um novo ano letivo é cercada de expectativas dos estudantes e seus familiares

​​​​​​​Despertador programado, contagem regressiva e “friozinho na barriga” são indícios do que está por vir: a volta às aulas. Por todas as descobertas, sonhos, vivências e conhecimentos que um novo ano letivo reserva, é natural que os estudantes e seus familiares criem expectativas para o retorno escolar. Por isso, em contato com o gerente educacional dos Colégios da Rede Marista, Luciano Centenaro, partilhamos, abaixo, algumas sugestões para auxiliar no processo de preparação à rotina que se avizinha:

Recupere os horários definidos para dormir e para acordar​

Intensifique, nas semanas que antecedem o retorno, os cuidados com os horários para dormir e para acordar. Nas férias, as crianças e jovens costumam adormecer e despertar mais tarde, e a proximidade do retorno às aulas exige uma mudança nesta atitude. Retomar os horários aos poucos é uma medida é importante para que, já nos primeiros dias, o estudante esteja bem-disposto durante o período das aulas.​

​Retome ​o lanche do intervalo e não se esqueça do café da manhã

Outro tema bastante significativo e que contribui na preparação é a reinserção do hábito do lanche do intervalo, seja pela tarde ou pela manhã, muitas vezes perdido durante as férias por acordar mais tarde ou não parar a atividade da tarde. Uma alimentação balanceada e dentro dos horários comuns ao período letivo ajuda o organismo a ficar menos ansioso durante as primeiras semanas de aula e com a energia necessária para dar conta da rotina. Além disso, não esqueça que o café da manhã é fundamental para que possamos nos sentir alimentados até o horário do lanche.

Realize atividades físicas

Realize algum tipo de atividade física. Especialmente no caso de estudantes que não costumam praticar esportes durante o recesso, pode ser bastante significativo para compensar os pequenos "abusos" alimentares do período de férias. Mantenha o corpo em movimento.

Participe da compra dos itens da lista de materiais

Envolva o estudante na compra dos itens da lista de materiais. Desde que limites e critérios sejam combinados previamente entre a família e o estudante, esta ação pode ser muita assertiva, inclusive na perspectiva de valorizar o investimento feito pela família para que o jovem tenha as melhores condições de estudar.​

Customize seus materiais escolares

Prepare os materiais didáticos para o retorno das atividades. Customizar cadernos e identificá-los ajuda no processo de adaptação e de se imaginar no ano seguinte.

Dê uma conferida no conteúdo dos livros didáticos

Explore, sem compromisso, os livros didáticos do ano seguinte. Além de aguçar a curiosidade sobre o que vem pela frente, auxilia no bom uso e cuidado com o material e aproxima o estudante dos novos temas a serem tratados em aula.

Reencontre colegas

Com a devida atenção e respeito aos protocolos sanitários vigentes, um reencontro, em ambiente ventilado, com os principais amigos do ano letivo anterior é uma boa maneira de amenizar a ansiedade e de se divertir, relembrando histórias e antecipando o ano letivo que está por vir.