Navegar para Cima

Nossas Notícias

Atividades Complementares: iniciativas que contribuem para a formação integral do estudante

07/02/2022
Nosso jeito de educar
Vivenciar a qualidade da educação marista no turno inverso ao das aulas é a proposta das atividades complementares

​Nos nossos Colégios, o desenvolvimento do estudante é constante e ocorre dentro e fora da sala de aula. São oferecidas diversas possibilidades de aprendizagens extras no contraturno escolar. As Atividades Complementares contemplam, entre outras, iniciativas artísticas, científicas, esportivas e de solidariedade.

Alinhadas aos valores que balizam a educação marista, as Atividades Complementares contribuem diretamente para a formação integral das crianças e adolescentes. Através delas, potencialidades são exploradas, talentos são desenvolvidos e aprimorados e cidadãos mais conscientes de seu papel social no mundo são formados.

Cada Colégio tem seu próprio portfólio de Atividades Complementares, no entanto, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades e relações sociais é o ponto em comum às diferentes unidades. Existem diversas categorias que os estudantes podem se inscrever. Confira algumas:

- Artísticas: ampliam o conhecimento por meio de práticas que envolvem diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades. Promovem, ainda, o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação artística.

- Científicas: potencializam a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a capacidade de planejamento e organização, a pesquisa e a autonomia do aprendizado, a tomada de decisões, a definição de ações, o diálogo e o respeito às diferentes opiniões para construir o saber.

- Esportivas: desenvolvem habilidades motoras, sociabilidade e competividade, trabalho em equipe, respeito ao adversário e às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade, de limitações próprias e do grupo.

- Solidariedade: estimulam a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Para esclarecimento de dúvidas e demais informações sobre portfólio, datas, horários e valores, procure a Secretaria ou acesse o site do Colégio.