Nossas Notícias

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Avaliação Externa 2022

23/03/2022
Educação
Ação reafirma o compromisso dos Colégios da Rede Marista com uma entrega educacional de qualidade e visa analisar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem

​​​​​​​​No mês de abril, os Colégios da Rede Marista aplicarão uma avaliação de larga escala para as turmas de 5º ano EF, 9º ano EF e 3º ano EM. A ação reafirma o nosso compromisso com uma entrega educacional de qualidade e tem como objetivo analisar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Para as turmas de 5º e 9º ano EF, a primeira etapa da Avaliação Externa 2022, denominada Diagnóstica, contemplará os componentes curriculares de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Redação e Matemática. As avaliações serão realizadas de modo presencial, em formato impresso.

Para as turmas de 3º ano EM, será realizado o Simulado Enem. Também de modo presencial e em formato impresso, a avaliação servirá como importante instrumento para diagnóstico das competências e habilidades da matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O simulado compreende provas nas quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. A mensuração dos resultados se dará pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), adequada ao ano de escolaridade dos estudantes.

Ressaltamos que a participação séria e comprometida dos estudantes e o incentivo das famílias nessa avaliação são de fundamental importância, pois, além de garantirmos a confiabilidade dos resultados, teremos indicadores reais para a melhoria do desempenho escolar. Esse é mais um aporte pedagógico que qualifica nossas entregas e os processos de ensino e aprendizagem.

Para o 5º e o 9º ano EF, a segunda etapa ocorrerá em novembro. Para o 3º ano EM, será em setembro. A avaliação é realizada em parceria com a empresa Evolucional.

Veja, abaixo, mais detalhes sobre o cronograma da primeira etapa de avaliação:​

5º Ano EF:

Língua Portuguesa6/4 (quarta-feira)
Redação7/4 (quinta-feira)
Matemática8/4 (sexta-feira)
Ciências Humanas11/4 (segunda-feira)
Ciências da Natureza12/4 (terça-feira)

*A segunda etapa está prevista para novembro

9º Ano EF:

Componente CurricularData
Língua Portuguesa, Redação e Matemática6/4 (quarta-feira)
Ciências Humanas e Ciências da Natureza7/4 (quinta-feira)

*A segunda etapa está prevista para novembro

3º ano EM:

Componente CurricularData
Linguagens e Códigos + Ciências Humanas + Redação6/4 (quarta-feira)
Matemática e Ciências da Natureza7/4 (quinta-feira)

*A segunda etapa está prevista para setembro

Informações adicionais:

- Os gabaritos ficarão disponíveis para os estudantes a partir das 23h do último de aplicação (12/4 – 5º Ano EF, 7/4 – 9º Ano EF e 7/4 – 3º Ano EM);

- Em caso de ausência nos dias de aplicação, o estudante não poderá realizá-la em outro dia. A avaliação tem calendário único para todos os Colégios da Rede Marista. Com isso, o estudante ficará sem o seu diagnóstico;

- Os resultados das avaliações são acessados por professores, coordenações e direção e servem para análise e tomada de decisões em relação aos processos pedagógicos. Estudantes, pais e/ou responsáveis têm acesso aos resultados de desempenho individual.