Nossas Notícias

Conhecimento partilhado: seja um autor do Caderno Marista de Educação

08/02/2023
Educação
Criada em 2005, publicação científica incentiva partilha de práticas pedagógicas e de gestão escolar

​​​​​​O Caderno Marista de Educação (CME) é uma publicação científica organizada pela Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista. Editada desde 2005, a produção tem por objetivos o fomento à reflexão sobre processos educativos e de gestão escolar e a produção de conhecimentos. “Trata-se de mais um espaço ofertado para a troca de experiências e partilha de práticas pedagógicas, como forma não só de ampliar o repertório dos educadores, considerando que tais práticas são amparadas por conceitos e referenciais teóricos, como também uma maneira de potencializar a produção científica deles", pontua a editora executiva do CME e supervisora de bibliotecas dos Colégios da Rede Marista, Patricia Saldanha.

O Caderno Marista de Educação é, também, um espaço para divulgação de práticas significativas vinculadas a temas da Educação Básica. Entre as pautas, estão formação continuada de professores, currículo, ensino e aprendizagem, dimensão pastoral, tecnologias educacionais, cultura da inclusão, metodologias e políticas educacionais.

Submeta seu trabalho

Seja um autor do Caderno Marista de Educação.

Para enviar um artigo científico, resenha ou relato, basta acessar este link.​

O CME aceita submissões de todos os profissionais que atuam na Rede Marista (Colégios, Hospital São Lucas, InsCer e PUCRS). Pessoas externas à Rede podem submeter trabalhos, desde que em parceria com educadores da Rede. No período compreendido entre 2010 e 2021, mais de 80 trabalhos foram publicados, entre artigos científicos e relatos de experiência.

Desde 2020, o Caderno Marista de Educação integra o Portal de Periódicos da PUCRS e tornou-se exclusivamente online. Em 2021, a revista passou a ter fluxo contínuo de submissão e de publicação. Com isso, os interessados podem submeter artigos a qualquer momento do ano. O CME destina-se a produções escritas nas línguas portuguesa e espanhola e acolhe artigos científicos, relatos de experiências e resenhas.

O acesso a todo o conteúdo do Caderno Marista de Educação é aberto. O periódico segue o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento. “Como um instrumento de divulgação científica, convidamos os educadores das diferentes áreas de ensino a compartilharem práticas e experiências que contribuem para a qualificação do fazer diário educativo", incentiva Patricia.

Entenda mais sobre o processo

1)  Os textos são submetidos e passam por uma avaliação inicial da equipe editorial do Caderno Marista de Educação;

2) Diante da admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres técnicos de pessoas especializadas na temática. Esses pareceres basearão a decisão dos editores;

3) Os critérios avaliativos levam em conta a originalidade da abordagem do tema, a consistência, o rigor, a contribuição e a temática da revista;

4) O sistema de revisão é duplo-cego: tanto os nomes dos avaliadores que darão o parecer quanto os dos autores permanecerão em sigilo;

5) Os textos e demais informações que constam no processo devem ser tratados igualmente com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.