Navegar para Cima

Nossas Notícias

Colégio Marista Santo Antônio inicia jornada da Pastoral Juvenil Marista

26/02/2021
Institucional
Reunindo diversas atividades, o primeiro encontro da PJM no Colégio ocorreu no dia 20/2

​​​Desde o último sábado, 20/2, a Pastoral Juvenil Marista (PJM) está presente em mais um espaço de missão da Rede Marista. O Colégio Marista Santo Antônio, de Sinop (MT), começou seu processo em um encontro que reuniu 35 adolescentes e jovens. A atividade ocorreu por meio de oficinas, momentos de vivência da espiritualidade e contou com depoimentos sobre a PJM de integrantes de outras unidades da Rede Marista.

​Para Amanda Silva, de 16 anos, a atividade foi uma oportunidade de conhecer a proposta da PJM. “Foi incrível. Confirmou a ideia de que será um espaço para debater, refletir, respeitar e fazer novas amizades, prevalecendo o conceito da construção de uma sociedade mais justa e fraterna para todos/as”, conta a jovem que está no 2º ano do Ensino Médio e decidiu ingressar na Pastoral por acreditar que o local proporcionará pertencimento a um grupo que a ajudará a superar os desafios enfrentados pelas juventudes.

A partir do encontro realizado, os/as integrantes seguem se reunindo semanalmente. Eles/as foram divididos em três grupos: um com adolescentes do 7º ano do Ensino Fundamental e outros dois com estudantes do Ensino Médio. Lincoln Pilar, do 2º ano do Ensino Médio, é um dos jovens que pretende dar continuidade à caminhada. “É uma proposta ótima para me aproximar de Jesus, conviver com pessoas e fazer amizades. Quero ter novas experiências em minha vida”, destaca ele que tem 15 anos.

Segundo o Irmão Luciano Taminski, Assessor da PJM no Marista Santo Antônio, a expectativa é de que o processo se fortaleça cada vez mais no Colégio. “Tenho fé de que será uma linda caminhada, cheia de descobertas, de crescimento, de aprendizado e amadurecimento na fé, na ética, para que sejam jovens proativos/as e comprometidos/as com a vida e a justiça”, projeta.


Missão de evangelizar

A implantação da PJM vinha sendo planejada desde a fundação da escola, que ocorreu em fevereiro de 2020. No entanto, em virtude da pandemia de Covid-19, foi viável somente neste ano. Conforme o Irmão Luciano, a constituição da organização juvenil no local é uma maneira de dar continuidade à missão evangelizadora legada por São Marcelino Champagnat. “É acreditar nas juventudes como agentes transformadores capazes de vivenciar o Reino de Deus aqui e agora, através do processo de amadurecimento na fé em uma caminhada de descobertas”, explica. Ele ressalta ainda que essa caminhada favorece a cada adolescente e jovem a oportunidade de praticar a empatia, a solidariedade, fomentando em cada um/a o desejo de construir a Civilização do Amor.


Sobre a PJM

A PJM é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formação de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Atualmente, está presente na PUCRS, em 19 Colégios e em sete Unidades Sociais da Rede Marista.


O encontro realizado no sábado, 20/2, cumpriu todos os protocolos de prevenção à Covid-19 estabelecidos pelo Decreto Municipal.​