Navegar para Cima

Nossas Notícias

Colégios realizam avaliação em larga escala com o 5º ano do EF

13/04/2021
Educação
As provas têm como objetivo diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes


Nesta semana, nos dias 14 e 15 de abril, os Colégios da Rede Marista realizam uma avaliação em larga escala com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. A ação, que ocorre em parceria com a empresa Evolucional, tem como objetivo analisar, qualificar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagens dos estudantes. As provas são divididas em duas etapas: a primeira em abril e a segunda em novembro, sendo realizadas totalmente online 

Essa primeira etapa tem visa criar um diagnóstico do que foi aprendido pelos estudantes até o 4º ano do EF. A avaliação será feita na plataforma da Evolucional e aborda, respectivamente em 14 e 15 de abril, os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O login de acesso foi previamente disponibilizado pelas unidades.  

A segunda fase, prevista para novembro deste ano, é somativa, pois complementa os conteúdos abordados ao longo do ano letivo. Essa avaliação permite propormos estratégias mais assertivas, redimensionando a trajetória de aprendizagem dos estudantes, qualificando nosso processo pedagógico. Portanto, destacamos, nesse processo, a participação comprometida do estudante e o incentivo das famílias. Afinal contribuem para a confiabilidade dos resultados, bem como nos indicadores reais para a melhoria do desempenho escolar. 

Informações adicionais do processo:  

  • Os gabaritos ficarão disponíveis na plataforma até o final do dia de cada avaliação 

  • Em caso de ausência nos dias da avaliação, ela não poderá ser realizada em outra data, uma vez que a atividade é pensada em um calendário único para todos os Colégios Maristas. Sendo assim, o estudante ficará sem seu diagnóstico. 

  • Professores, coordenações e Direção dos Colégios têm acesso aos resultados das avaliações. Os dados estatísticos servem para análise e tomada de decisões em relação aos processos pedagógicos. Estudantes, pais e/ou responsáveis têm acesso aos resultados de desempenho individual. ​