Navegar para Cima

Nossas Notícias

Como pão caseiro pode ensinar ciências para a família toda

15/04/2020
Projetos
Aprenda a receita do pão e entenda alguns dos principais aprendizados científicos que toda família pode tirar dessa experiência

​​​Ficar muito tempo em casa pode ser desafiador em diversos aspectos. Contudo, há muitos aprendizados que podem ser tirados dessa experiência atípica de isolamento por conta do coronavírus (covid-19). Um deles é o tempo de qualidade em família, quando temos a oportunidade de nos conectar ainda mais e até mesmo criar algo juntos, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvemos entrar em mundo que agrada a todos: a alimentação. Hora de separar aquele tempo que sobrou no fim do dia (nada de esquecer os estudos domiciliares, hein?) e colocar literalmente a mão na massa. A classificação etária é livre, então vamos juntos fazer um delicioso pão caseiro?

Ciências da natureza e o pão caseiro

Sim, a cozinha pode ser um laboratório! Nela acontecem vários fenômenos científicos como oxidação, quando a maçã cortada escurece devido à pressão e temperatura ambiente; a combustão, quando conectamos um combustível (gás) e oxigênio ao ligarmos o fogão; e ainda a dissolução, quando adicionamos sal a algum líquido durante o preparo culinário.

Contudo, talvez uma das reações mais impactantes do ponto de vista visual é a do crescimento do pão. Você sabe por que isso acontece? A tarefa não é simplesmente culinária, pois na produção temos a oportunidade de estender o nosso aprendizado a partir do estudo de algumas reações químicas, físicas e biológicas que ocorrem durante o processo. É uma forma de entender melhor alguns aspectos das Ciência da Natureza (Física, Química e Biologia).

Dois ingredientes da nossa receita (confira abaixo) são fundamentais para esse efeito: a farinha de trigo e o fermento biológico. Esse último contém leveduras em sua composição, isto é, micro-organismos unicelulares que se alimentam da glicose presente na farinha durante o processo de fermentação. 

Quando levada ao calor, nossa massa crescerá em virtude da expansão dessas leveduras, que se multiplicam no processo, sendo os “furinhos” consequência da combinação de gás carbônico com às bolhas de ar formadas durante o momento de sovar a massa. Legal, né?

Agora que já dominamos o processo, está na hora de ver tudo na prática. Vamos começar pelo básico.

Ingredientes

  • 360 g (3 xícaras) de farinha de trigo
  • 230 g (1 xícara) de água
  • 4 g (½ sachê) de fermento biológico seco
  • 7 g (½ colher de sopa) de sal

Agora, as informações complementares:

  • Rendimento: 1 pão de 500 g. Para fazer 2 pães é só você dobrar os ingredientes. E neste caso, os tempos de fermentação continuam os mesmos.
  • Tempo de manuseio: 40 minutos
  • Tempo total de preparo: 3 a 4 horas

Como fazer

Por fim, o modo de preparo, com a sugestão de passo a passo do canal Amo Pão Caseiro​. Confira o vídeo a seguir.

 


Gostou da ideia? Compartilhe o resultado da produção do seu pão caseiro!

Curiosidades para você aprender mais

Abaixo, algumas curiosidades e aprendizados que a família pode ter em cada etapa a partir de observação:

1) Qual a diferença do fermento Químico para o Biológico?

O Fermento Químico é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento.

Já o Fermento biológico promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento.

A levedura ingere os nutrientes da massa e, como consequência, libera gases e substancias aromáticas, responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães.

2) Porque devemos amassar a massa antes de ir para o forno? 

Do ponto de vista da química é mais do que apenas misturar farinha e água. Esta mecânica é necessária para que a mistura de proteínas se disponha em camadas que envolvem os grânulos de amido e conferem à massa de pão a sua consistência característica.

3) Depois de quanto tempo no forno o pão começa a crescer?

Esta questão contribui para a observação e levantamento de dados, o que é essencial para um processo de investigação.

4) Porque adicionamos sal na massa do pão?

O sal é adicionado à massa e não apenas por uma questão de sabor. A presença dos íons sódio e cloreto é indispensável para a maior aproximação entre cadeias de proteínas, contribuindo assim para a formação de uma massa mais forte e menos pegajosa.

5) Porque após o cozimento, o pão fica com a coloração amarela?

O aspeto dourado-acastanhado do pão após a cozedura é o resultado da reação de Maillard, assim chamada em homenagem ao químico que descobriu que o calor do forno provoca a reação entre os aminoácidos e os açúcares que dá a cor dourada aos alimentos assados.​​

Outra dica é o livro O que Einstein disse a seu cozinheiro: A ciência na cozinha, de Robert L. Wolke volume 1 e volume 2​.