Nossas Notícias

Como o cultivo da espiritualidade contribui para a formação integral

08/03/2022
Espiritualidade
Prática está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos valores humanos

​​​​​​​                                                                                                                      "Tudo está interlig​ado, e isto convida-nos a maturar uma espiritualidade da solidariedade global que brota do mistério da Trindade" (Papa Francisco, Laudato Si', 240)

No cerne da educação marista, ensinada diariamente em nossos Colégios e Unidades Sociais, está a formação integral. Preparamos os estudantes e educandos para serem cidadãos exemplares, pautados p​ela ética, empatia e consciência e para que tenham protagonismo sobre o seu próprio conhecimento. Esse desenvolvimento baliza nossa abordagem pedagógica e remete a um itinerário que integra as diversas dimensões que constituem o indivíduo.

Dentro dessa perspectiva, está o cultivo da espiritualidade em nossos espaços de missão. “Na concepção marista, não existe uma vida integral que não considere a dimensão da espiritualidade", pontua o supervisor de pastoral das Unidades Sociais, Luís Carlos Dalla Rosa.

A espiritualidade é um dos nossos valores institucionais. Mariana e apostólica, ela é a força que dá sentido às nossas vidas e nos inspira a enxergar o mundo com esperança. O cultivo, por sua vez, visa não apenas fortalecer a dimensão de sagrado, objetiva o fortalecimento de um projeto de vida. “Nossa espiritualidade marista está vinculada à antropologia cristã, mas o seu cultivo precisa acolher outras perspectivas", reflete o supervisor de pastoral dos Colégios, Luiz Carlos Selbach.

Nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, o cultivo da espiritualidade é dinâmico, se dá de diferentes formas e contempla toda a comunidade escolar. Volta-se o olhar para dentro, no horizonte de existência, relacionando o passado, o presente, as convicções, as decisões e os posicionamentos éticos e morais, na busca por orientações em termos de futuro.

Os turnos de aula iniciam com um momento de oração na sala dos professores. Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, o cultivo está vinculado às datas celebrativas, como a Páscoa e a Semana Champagnat. Para estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, existem iniciativas como a Pastoral Juvenil Marista (PJM) e os Grupos de Voluntariado. Os educadores, por sua vez, se envolvem com celebrações ao longo do ano e participam de retiros. Para os familiares dos estudantes, são reservados períodos de integração com a escola, como o Dia da Família. Nas Unidades Sociais, o vínculo com a comunidade é reforçado nos momentos celebrativos.​​