Navegar para Cima

Nossas Notícias

Debates virtuais marcam Encontro de Gestores 2021

12/04/2021
Formação
As atividades ocorrem do dia 12 a 15 abril e visam abordar temas pertinentes ao ensino

Entre os dias 12 e 15 de abril, ocorre o Encontro de Gestores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Diferente de anos anterioreso evento será totalmente virtual, adaptação realizada devido à pandemia. Além de formar os gestores, a atividade visa abordar e apresentar reflexões sobre temas relevantes no cotidiano educacional. 

Encontro de Gestores tem entre seus objetivos possibilitar um espaço de partilha de iniciativas de natureza estratégica da instituição, promover a formação continuada dos gestores e fomentar espaços de aprofundamento conceitual nos campos da gestão e espiritualidade. A programação conta com momentos diários de acolhida, palestras e encerramento, sendo o turno da tarde escolhido para as partilhas. 

Conforme explica o gerente educacional dos Colégios da Rede Marista, Luciano Centenaro, o evento foi dividido em quatro dias, diminuindo o tempo em frente às telas dos gestores, favorecendo, assim, a participação e a atenção dos públicos. “Aproveitamos as sugestões trazidas pelos gestores para a construção das temáticas deste encontro. O eventestá dividido em quatro temáticas trabalhadas em cada dia do encontro”, afirma. 

Tradicionalmente, no primeiro dia ocorre o seminário A Escola e o Sistema de Justiçapromovido pela Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente. Esse momento é dedicado a apresentação de temas do cotidiano escolar sob a perspectiva jurídica e de múltiplas áreas do conhecimento. O segundo dia de atividades, terça-feira, destina-se à formação dos gestores, com o diálogo sobre Liderança e Empatia: os desafios da gestão escolar em momentos de crise. No terceiro dia o foco é Trabalho das Gerências, visando atender demandas específicas da área. E a finalização do encontro, com o tema O Cenário Atual e os Novos Horizontes Estratégicos do Empreendimento, trará uma abordagem do contexto atual e de questões estratégicas da Instituição. 

Encontro de Gestores faz parte do Programa de Formação Marista de Colaboradores, que consiste na formação educacional e de liderança dos gestores. “Ele contribui diretamente com a apropriação de ferramentas para mediação de conflitos, desperta a reflexão dos gestores quanto as suas atitudes, no que diz respeito a condução de suas equipes, potencializa os trabalhos desenvolvidos nas unidades e alinha as expectativas para o futuro do Empreendimento”, comenta Centenaro. Ele espera que esse seja um momento de formação e envolvimento dos gestores com os tópicos apresentados, bem como contribua com a tomada de decisões e no dia a dia dos profissionais. 

O evento será transmitido através da plataforma Teams, com inscrição prévia dos participantes. Entre os públicos estão Irmãos Maristas, Gestores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Gestores da Estrutura Executiva, Gerência Social e Educacional e Convidados dos Colégios e Unidades Sociais.