Navegar para Cima

Nossas Notícias

Artigo: A importância de escutar as crianças

21/03/2022
Educação
Assessora Educacional dos Colégios da Rede Marista, Loide Pereira Trois reforça a necessidade de reconhecer a criança como sujeito ativo

​​​​​​Por Loide Pereira Trois
Assessora Educacional dos Colégios da Rede Marista

A infância é o período dos começos, da formação dos vínculos afetivos, da construção da imagem de si mesma, da percepção do outro e do mundo externo. Entender a criança como sujeito capaz significa reconhecer as potencialidades e os saberes que cada criança tem, significa valorizar as relações que ela estabelece com seus pares, com os adultos e o modo como expressa suas curiosidades e inquietações. Ou seja, é reconhecer as crianças como sujeitos ativos que interrogam o mundo que participam, pois as crianças interagem no meio, constroem conhecimentos que ampliam suas capacidades de interpretação e aprendizagem.

A infância é uma etapa em que o brincar é ação central, genuína e que revoluciona o desenvolvimento infantil. Ao brincar, as crianças expressam suas emoções, seus pensamentos e desejos. Quando brincamos, nos aproximamos da diversidade cultural, das tradições, das memórias e legados da humanidade. Sendo assim, ao brincar, nos comunicamos, resolvemos problemas, construímos novas noções de tempo, de espaço, nos conectamos e vivemos emoções.

Que este 21 de março, quando celebramos o Dia Mundial da Infância, seja um convite a compreender as crianças. Para isso, é preciso que estejamos dispostos a escutá-las, sem querer dominá-las ou submetê-las. Escutar o que dizem, o que fazem e, também, seus silêncios. É um modo de assegurar o cumprimento de seus direitos. Para isso, é preciso reconhecer e valorizar as infâncias em sua pluralidade, suas formas específicas de conceber, de produzir e de legitimar as suas experiências. Escutar as crianças exige tempo, disponibilidade, intensidade e entrega. Escutar as crianças é respeitar sua presença e ação no mundo.​