Navegar para Cima

Nossas Notícias

Dia Nacional da Filantropia: conheça a atuação marista

20/10/2021
Comunidade
Neste 20 de outubro, apresentamos o funcionamento de nossos empreendimentos

Hoje, 20 de outubro, celebra-se o Dia Nacional da Filantropia. A data surge da mobilização do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif), com o objetivo de promover a valorização e apresentar mais informações sobre o setor para a sociedade brasileira. Esse dia reconhece as centenas de entidades filantrópicas que atuam no país e impactam, diariamente, milhões de brasileiros. 

Nos empreendimentos da Rede Marista, a filantropia é uma forma de colaborar com a sociedade no fortalecimento das políticas públicas da educação, da saúde, da assistência social, e na promoção, proteção e defesa dos direitos, em especial a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para contribuir na compreensão de como funciona a filantropia em nossa instituição, apresentamos mais detalhes abaixo. 

Por que somos uma instituição filantrópica? 

A Rede Marista é uma instituição filantrópica, de interesse público, sem fins lucrativos e beneficente, que integra o terceiro setor da sociedade. Constitucionalmente, somos imunes ao recolhimento de impostos e contribuições para a seguridade social, destinando tais imunidades à atuação beneficente. Ampliamos o alcance dessas ações por meio de recursos próprios e de captação, mantendo vivo o legado do nosso fundador, São Marcelino Champagnat.  

Somos constituídos por três mantenedoras: Sociedade Meridional de Educação (SOME), União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE) e União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA). Com elas, possuímos o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), que é um ato administrativo do Poder Executivo deferido às pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que prestam serviços de assistência social, saúde e educação, de acordo com os requisitos da Lei nº 12.101/2009. É por meio dessa imunidade tributária que garantimos que parte da nossa capacidade operacional seja destinada gratuitamente à população em geral. 

Onde a filantropia acontece? 

Na prática, em nossa atuação, a filantropia repercute na concessão de bolsas de estudo, benefícios complementares, Programa Universidade para Todos (ProUni) e atendimentos do Sistemas Único de Saúde (SUS). Em nossas Unidades Sociais, a atuação se relaciona com a Educação Básica, Assistência Social, Aprendizagem Profissional e Representação em Espaços de Controle Social. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), vagas para bolsas parciais e totais são oferecidas pelo Prouni. No Hospital São Lucas da PUCRS há a realização de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Setor filantrópico no Brasil 

Caso haja interesse em saber mais sobre o setor filantrópico no Brasil, recomendamos que acesse a pesquisa A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil (2018), realizada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), disponível neste link. ​