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E-book reúne textos de estudantes sobre direito de crianças, adolescentes e jovens

29/03/2021
Educação
A iniciativa faz parte de uma série de atividades realizadas em celebração da Semana do Estudante e destinou-se para os Anos Finais e Ensino Médio

​​​​​​​​​​​​​​​Foi lançado hoje o e-book Olhares que reforçam a promoção de Direitos de Crianças e Adolescentes, que conta com 120 produções textuais de estudantes de 20 unidades da Rede Marista. Realizado de forma online, o evento cont​ou com a participação de alunos, educadores e familiares, proporcionando espaço para diálogo e reflexões sobre o tema que norteou a obra.  

Clique na imagem abaixo para fazer o download do e-book.

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De acordo com o gerente educacional dos Colégios da Rede Marista, Luciano Centenaro, a ideia do e-book surgiu a partir da criação de um Grupo de Trabalho para pensar a celebração da Semana do Estudante 2020. Essa equipe contou com a presença de gestores, famílias, estudantes e colaboradores dos Colégios e Unidades Sociais, a fim de promover os Direitos das Crianças e Adolescentes. “Uma das ações propostas foi a confecção de um e-book com produções textuais dos estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio. A ideia foi acolhida pelos educadores e pelos alunos com muita dedicação e empenho”, comenta. 

O tema escolhido para a atividade reuniu duas perspectivas: motivar os estudantes para o conhecimento, compreensão e aprofundamento de seus direitos e marcar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sendo assim, a partir da orientação dos educadores de Língua Portuguesa e Produção Textual, os estudantes elaboraram textos com suas reflexões, opiniões e aprendizagens. 

Para Luciano Centenaro, o e-book é uma forma de materializar um sonho de São Marcelino Champagnat, e ajuda a responder a algumas perguntas sobre o papel das instituições de ensino. “Qual a função social da Escola? Qual o legado que a Escola deixa nas mentes e corações dos nossos jovens? Como podemos garantir as nossas crianças e adolescentes as condições fundamentais para que vivam e vivam com respeito e dignidade?”, elenca. 

Nossos Colégios visam contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, dessa forma, o incentivo ao senso crítico dos estudantes acontece no cotidiano escolar e nas atividades realizadas. Além disso, os educadores possibilitam que as salas de aulas sejam espaços seguros para reflexões dos alunos. “Há estímulo por meio do fomento de produções científicas, cultivo da leitura, incentivo ao debate reflexivo, exercício empático de colocar-se no lugar do outro, promoção de novos saberes e conhecimentos, desenvolvimento de projetos interdisciplinares e sequências didáticas”, explica Centenaro.  

O e-book oportuniza aos alunos expandir suas produções, pois a leitura não se restringe apenas à correção do professor, outras pessoas terão acesso ao material, conforme aborda a supervisora de bibliotecas da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista Patrícia Saldanha. “A questão da escrita traz aquilo é ‘meu’, o que produzi, aquilo que acredito. Dessa forma, existe essa validação autoral, o que entendo como essencial para os estudantes”, reflete. A especialista também ressalta que esse é um momento único e que pode incentivá-los a seguir com a escrita. “Nessa ocasião, eles estão sendo autores, e essa possibilidade de escrita é um primeiro momento, mas abre caminho para produzirem em outros espaços, situações e diferentes formatos de textos”, acrescenta. ​