Com olhar atento a aspectos fundamentais do desenvolvimento das crianças, os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista promoveram no último sábado, 16/3, na PUCRS, um grande Encontro Formativo para educadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Cerca de 540 profissionais que atuam em 21 unidades maristas participaram de um dia inteiro de atividades voltadas à formação continuada de suas respectivas áreas.
A programação da manhã foi marcada pela palestra Perspectivas atuais nos Estudos da Criança: Implicações Educacionais, ministrada pelo professor e doutor português Manuel Sarmento. Na conferência, que foi seguida de uma roda de conversa com perguntas trazidas dos próprios participantes, Sarmento trouxe aspectos de seus estudos na área de Sociologia, na qual especializou-se em Sociologia da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, exclusão social, trabalho, educação e escola.
.jpg)
O diálogo e a troca de experiências foram marcantes na sequência da programação, que seguiu durante a tarde com a realização de nove oficinas sobre temas como: Espaços Educadores, Documentação Pedagógica, Brincar e a Natureza, Tessituras Literárias, além de relatos de boas práticas sobre projetos didáticos e interdisciplinares. Em todas, os protagonistas foram os próprios grupos das unidades, os quais apresentaram suas vivências e discutiram a possibilidade de ampliação e intercâmbio das ideias.
Formação de educadores
A busca pelo aprimoramento da formação de professores e funcionários faz parte do cotidiano dos Colégios da Rede Marista. Para nós, todo profissional que trabalha em nossas unidades é chamado de educador, não apenas os professores, pois entendemos que ensinam pelo exemplo. Por isso, uma série de iniciativas são promovidas de forma perene ao longo do ano. Saiba mais aqui.