Navegar para Cima

Nossas Notícias

Diálogo, protagonismo e inspiração: saiba mais sobre o nosso Encontro de Grêmios Estudantis

26/04/2022
Educação
Edição deste ano do evento será realizada presencialmente na PUCRS e terá como tema Laços Para um Novo Amanhecer

​Nesta terça-feira, 26/4, ocorre o Encontro de Grêmios Estudantis dos Colégios da Rede Marista. O evento será realizado na PUCRS, de modo presencial, e tem como objetivo promover a integração e a formação dos jovens líderes maristas. A atividade prevê o aprofundamento de questões pertinentes ao cotidiano das representações estudantis, como planejamento e gestão, processos criativos e valores maristas.

De acordo com a supervisora educacional dos Colégios da Rede Marista, Simone Martins, é grande a expectativa para a realização do Encontro de Grêmios Estudantis. “Estamos muito felizes e animados. Nos desafiamos, como equipe organizadora, a elaborar toda a programação com uma metodologia baseada na experiência e na vida em comunidade, buscando inspirar estudantes líderes e assessorias a um novo amanhecer de liderança e de atuação", relata.

A Comissão Organizadora estima que o Encontro reúna 72 participantes de 18 unidades maristas do Rio Grande do Sul. A edição deste ano do evento terá como tema Laços Para um Novo Amanhecer. A atividade será dividida em quatro momentos: Envio, Ação e Reflexão, Planejamento e Acolhida.  Por meio de dinâmicas criativas e divididos em grupos, os estudantes vivenciarão práticas que evidenciam horizontes de criação e transformação social.

Para Simone, esses momentos de partilha e de aproximação das lideranças dos Grêmios Estudantis podem ser destacados sob três aspectos: diálogo, protagonismo e inspiração. “São oportunidades genuínas de fortalecer e visibilizar o movimento estudantil enquanto rede, de significar o princípio do protagonismo infanto-juvenil como forma de ser, estar e se relacionar no mundo, e de inspiração para vivenciarem e traduzirem características do servir e do comprometer-se com as realidades locais", avalia.