Navegar para Cima

Nossas Notícias

ENCONTRO COM O JOVEM MONTAGNE É CELEBRADO NESTE 28 DE OUTUBRO

28/10/2021
Institucional
Data institucional marca episódio decisivo para fundação da obra marista

​​O fundador da missão marista no mundo, Marcelino Champagnat, vivenciou um episódio marcante e que foi decisivo para a criação do Instituto Marista. Em 1816, Champagnat, na época padre, foi chamado ao povoado nas redondezas de La Valla para atender Jean-Basptiste Montagne, que estava gravemente doente. Ao chegar, surpreendeu-se ao ver que o jovem de 16 anos desconhecia Deus e não poderia, nem nas suas últimas horas de vida, realizar uma confissão. Esse episódio ficou conhecido como o Encontro com o Jovem Montagne. 

Recordar essa passagem é uma forma de fortalecer o verdade​​​​​​iro sentido da missão marista. Sua sensibilidade ao deparar-se com o jovem enfermo inspirou o desejo de evangelizar crianças e jovens por meio da educação. Desde então, a data do Encontro com o Jovem Montagne é celebrada como uma maneira de reafirmar o propósito da missão marista, vivenciada diariamente em nossos Colégios e Unidades Sociais. 

Inquietação que transcende épocas

Atualmente vivemos um período que traz consigo as marcas de mais de um ano de incertezas. A pandemia da Covid-19 expôs ainda mais a urgência a estarmos atentos aos Montagnes de hoje. Desse modo, hoje recordamos essa data institucional e fortalecemos a necessidade de mantermos viva essa missão legada por Champagnat: estar atento ao clamor daqueles que mais necessitam e tornar Jesus Crist​​o reconhecido e amado por todos.​