Navegar para Cima

Nossas Notícias

Encontro reúne jovens líderes dos Colégios Maristas

17/04/2019
Formação
Integrantes dos Grêmios Estudantis dos Colégios Maristas participaram de um dia de formação nesta terça-feira, na PUCRS

​Espaço propício à inovação e à criatividade, o Living 360 da PUCRS foi o ambiente de encontro e troca de cerca de 60 estudantes e 18 educadores dos Colégios Maristas que participaram nesta terça-feira, 16/4, do Encontro de Grêmios Estudantis

O evento, voltado para a formação e integração dos jovens líderes maristas, contou com a participação de presidentes e vices, secretários e tesoureiros dos Grêmios das 18 escolas maristas do Rio Grande do Sul, além dos assessores que acompanham as equipes ao longo do ano.​

​​ Texto auxiliar da imagem

Momentos de partilha e integração são parte da iniciativa​​

O coordenador educacional dos Colégios da Rede Marista, Renato Capitani; e o coordenador educacional das Unidades Sociais da Rede Marista, Geovani Leite, ficaram responsáveis pela acolhida inicial. Ambos destacaram o trabalho desenvolvido pelos jovens em cada unidade, os aspectos da liderança e a importância de representar o outro em assuntos de interesse comum.

Na sequência os participantes foram divididos em grupos e, posteriormente, convidados a participar de oficinas com diferentes temáticas. Em cada uma delas eles aprofundaram questões essenciais do cotidiano dos Grêmios, como os valores maristas, planejamento e gestão, processos criativos e representatividade. Em paralelo, as assessoras dos grupos foram reunidas para um diálogo sobre o acompanhamento e auxílio às equipes nas unidades.

Texto auxiliar da imagem

A reflexão sobre o papel dos Grêmios fez parte de todo o encontro

Durante a tarde, os estudantes foram motivados a sintetizar as produções resultantes do envolvimento dos grupos nas oficinas da manhã. Em um exercício de empatia, voltado à partilha e escuta, os jovens trocaram ideias em um grande grupo, colhendo percepções sobre suas construções.