Nossas Notícias

Estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio realizam simulado avaliativo

07/06/2021
Educação
O exame tem como objetivo avaliar habilidades e trazer subsídios para os educadores e estudantes

​​​​​​​​​​Empenhados em uma entrega educacional de excelência e preparo de nossos estudantes, os Colégios da Rede Marista realizarão um simulado para as turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio. O exame ocorre a partir de uma parceria da FTD Educação e com a plataforma Estuda.com, nos dias 10, 11 e 12 de junho, no formato online, em horários agendados pelos Colégios.

As avaliações foram pensadas de acordo com os níveis de ensino. Para os Anos Finais do Ensino Fundamental, esta é a primeira vez que participam. Nesse momento, serão avaliadas as habilidades em desenvolvimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de questões curriculares específicas e uma proposta de redação. Já a avaliação voltada para o Ensino Médio contará com assuntos presentes na matriz curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para a supervisora pedagógica dos Anos Finais de Ensino Médio dos Colégios da Rede Marista, Camila Fabis, a avaliação apresenta contribuições para os estudantes, assim como para os Colégios enquanto instituição. “A importância do simulado se dá no acompanhamento do desenvolvimento das habilidades previstas em cada etapa de ensino, bem como na possibilidade de ‘simular’ a experiência de uma avaliação em larga escala. Desse modo​, a escola e o estudante têm mais uma oportunidade de analisar o que está sendo aprendido e desenvolvido”, comenta.

Destaca-se a relevância de os estudantes participarem de forma comprometida do Simulado e do incentivo das famílias aos seus filhos, afinal esse é um aporte pedagógico que trará informações significativas para as unidades. A avaliação complementará os estudos realizados em sala de aula, com devolutivas detalhadas das questões e da redação. Assim que estiverem disponíveis, os Colégios divulgarão os resultados aos estudantes.