Navegar para Cima

Nossas Notícias

Estudantes maristas conquistam medalhas em Olimpíada Nacional de Ciências

05/03/2021
Educação
As provas, realizadas de forma remota, contemplaram o 8º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio

​​​​​​​​​​​​Os Colégios da Rede Marista incentivam a pesquisa científica, robótica e atividades que desenvolvam o interesse pela ciência nos estudantes. Isso se reflete em participações de nossos alunos em atividades internas e externas, resultando em conquistas, como ocorreu na última semana, quando participantes dos nossos Colégios receberam medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). 


A participação de nossos estudantes em programas externos reforça a efetividade de nossa educação, como aconteceu na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus objetivos, estão despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. As provas, que em 2020 foram virtuais, são divididas em 1ª e 2ª fase e destinam-se ao 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, 4ª série do Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos das séries citadas. 


Sofia Mikaela Elesbão, concluinte do Ensino Médio do ano de 2020 do Colégio Marista Rosário, recebeu medalha de ouro pela sua participação na Olimpíada. A estudante avaliou como uma experiência positiva, pois pôde testar seus conhecimentos em provas externas. Sofia ainda lembrou do incentivo do Colégio em Ciências. “Temos Feira de Ciências desde o Ensino Fundamental, e os professores incentivam os alunos a participarem de Olimpíadas do Conhecimento”, comenta. Além da validação de suas aprendizagens, o recebimento da medalha foi uma surpresa para a jovem. “Fiquei muito feliz! Para falar a verdade eu não esperava, mas foi muito bom e me deu um ânimo para estudar para o vestibular”, finaliza. 

Gabriele Leite Romano, do 9º ano do Colégio Marista Ipanema e também ganhadora da medalha de ouro da ONC, relata que a participação no exame foi bastante construtiva. "Aprendi muito, tanto estudando para a prova, quanto durante a realização dela. Inscrevi-me em busca de um desafio e para testar os meus conhecimentos, mas eu alcanc​ei muito mais do que eu poderia ter imaginado", afirma. Segundo a estudante, o Colégio costuma estimular a participação em atividades na área de ciências, assim, com a Olimpíada não foi diferente. Gabriele relembra a felicidade sentida ao ver o resultado. "Quando eu me inscrevi para a prova não imaginava que iria tão longe", completa.


A participação de escolas é gratuita e facultativa, dessa forma, quatro de nossos Colégios se destacaram na ONC, são eles: 

Colégio Marista João Paulo II: 

Medalha de Prata 

Beatriz Queiroz Magalhães (2º ano) 


Medalha de Bronze 

Bianca Carvalho De Matos (2º ano) 

Vitor Nesi Kurovski (1º ano) 

Gabriel Frozi Antunes Carbonera (2º ano) 

Menção Honrosa 

João Guimarães Ribeiro De Paiva (3º ano) 

Gustavo Mello Tonnera (3º ano) 

Flora Mello Montenegro Rocha (1º ano) 

Luiza Nodari Neves (1º ano) 

Henrique Macêdo Moreira Santos (3º ano) 

Pedro Augusto Fernandes Aben-athar (3º ano) 

Alexandre Caracciolo Capilé Dos Reis Gomes (2º ano) 

Lívia Mello Tonnera (2º ano) 


Colégio Marista Rosário: 

Medalhas de Ouro  

Eduardo Rampi Caovilla (1º ano) 

Julia Conter Nunes (1º ano) 

Sofia Mikaela Toscani Elesbão (3º ano, concluinte 2020) 

Tomás de Mesquita Simioni (2º ano) 


Medalha de Prata  

Lucas dos Santos Kaspary (3º ano) 

Mariana Machado da Silveira (1º ano) 

Nathan dos Reis Ramos de Mello (3º ano) 


Medalhas de bronze 

Luiza Quadro Stein (3º ano) 

Miguel Ângelo Uflacker Lutz de Castro (2º ano) 

Rafaela Coelho Pires (2º ano) 


Menção Honrosa  

David Nicilovitz Chapper (3º ano) 

Gabriela Wander Fossati (1º ano) 

Henrique Lindemann  (2º ano) 

Isabela Cortez Daudt (1º ano) 

Isabela Rech Medaglia (2º ano) 

Jamile Duarte Paliosa (2º ano) 

Júlia Machado Barradas (1º ano) 

Luísa Vargas Fagundes (3º ano) 

Victória Pereira Terra Silva (2º ano) 


Colégio Marista Ipanema: 

Medalha De Ouro 

Gabriele Leite Romero (9° ano) 


Medalha De Bronze ​
Luísa Julius Stahlhoefer (3º ano) 

Juliana Rodrigues Do Amaral (8° ano) 


Menção Honrosa 

Maria Eduarda De Souza Furtado Juchem (2º ano) 

Dóris Julius Stahlhoefer (3º ano) 

Filipe Borges Rodrigues (8º ano) 


Colégio Marista Santa Maria:

Medalha de prata

Renato Moessner Loureiro (3º ano, concluinte 2020) 
Menção honrosa​

Guilherme Facco Muscope (2º ano)



Missão educativa cumprida 

Para a assessora de ciências dos Colégios da Rede Marista, Lisandra do Amaral, o sucesso acontece devido ao trabalho atento dos educadores ao desenvolvimento das habilidades voltadas para a Ciências da Natureza, importantes na vida dos estudantes. “A participação e o resultado das Olimpíadas apontam que os estudantes estão realmente desenvolvendo as competências da área por meio de uma proposta de ensino de ciências que acompanha o que acontece além da escola”, comenta.  ​

A educadora ainda reforça que o esforço dos professores e a busca por novos desafios na área de Ciências da Natureza resulta em participações em eventos como a ONC. “Isso indica o quanto o ensino de Ciências da Natureza desenvolvido nas nossas escolas está sendo conduzido em consonância com os desafios reais presentes na vida dos nossos estudantes”, finaliza.