Entre os dias 28 setembro e 8 de outubro, ocorre o Plaza de Las Infancias – Abraçando Infâncias, evento realizado de forma online, pelo Youtube, com a organização da Província Marista Cruz del Sur. A formação tem o objetivo de partilhar práticas e experiências de implementação da proposta pedagógica da educação infantil entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
O evento virtual com momentos síncronos e assíncronos favorece conexões entre os espaços maristas, contando com apresentações de conteúdos sobre o contexto da Educação Infantil. Além disso, propicia um espaço para diálogos, momentos de reflexão, celebração, aprendizagens por meio de webinars, assembleias, trocas, narrativas e exibição de projetos pedagógicos, jogos e outras atividades que colocam os estudantes no centro da missão marista.
As partilhas proporcionadas pelo encontro, conforme explica a assessora pedagógica dos Colégios da Rede Marista Loide Trois, potencializa e fortalece a atuação em rede, bem como constitui espaços para a troca de conhecimentos, debate de ideias e colaboratividade em benefício das crianças. “Acreditamos em uma educação que se afeta pelo outro e cresce com ele, por isso, os intercâmbios com a Província Cruz del Sur sempre oportunizam novos olhares e transformação em nossos fazeres pedagógicos”, comenta a especialista.
As trocas ocorrem desde 2016 com ações coletivas de imersão em diferentes realidades culturais e emocionas produzidas no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai, a fim de entregar uma educação de melhor qualidade e significativa para as crianças e as famílias. “Nesse sentido, amadurecemos nossas premissas teóricas, comungamos nossos valores institucionais e abastecemos nossas mentes e corações a cada participação. Nossos docentes fortalecem seus saberes, se encantam em poder partilhar o seu fazer e são afetados pelo fazer dos demais colegas”, relata Loide.
Os Colégios da Rede Marista no Plaza de Las Infancias
Neste ano, os Colégios Marista Graças e Marista Ipanema participaram no dia 28 de setembro, com o tema Experiências, múltiplas linguagens e escuta como arranjos cotidianos na dimensão do ateliê. Esse momento possibilitou reflexões a partir dos percursos trilhados pelos Colégios, das questões vivenciadas no cotidiano escolar e da compreensão dos conceitos presentes nas práticas das unidades. O ambiente, enquanto ateliê, apresentou a criança como um ser protagonista, ativo e forte, e os adultos como agentes pesquisadores, coconstrutores da experiência e indivíduos que se apropriam do espaço e suas dimensões expressivas para acolher os questionamentos das crianças.
Em 7 de outubro serão os Colégios Maristas Rosário, Marista São Luís e Marista Santa Maria como representantes das unidades da Rede Marista na webinar A cargo del Equipo Educación de Brazil. Abaixo, destacamos os projetos produzidos por nossos Colégios que serão divulgados no evento.
O Colégio Marista São Luís, de Santa Cruz do Sul, apresenta a proposta O que te toca?, com um Espaço Ateliê que perpassa a sala de aula, reunindo prática e teoria aos estudantes da Educação Infantil. Dessa forma, a atividade proporciona que as crianças se relacionem, investiguem, explorem o universo ao seu redor. A base do projeto consiste em três pontos: experiência, possibilitar todas as experiências para os estudantes; tempo, garantir que eles tivessem tempo, disponibilidade e intensidade; e escuta, garantir que fossem ouvidos.
No Colégio Marista Santa Maria, de Santa Maria, as crianças da Educação Infantil exploraram o meio ambiente ao conhecer a vida da borboleta, com o projeto O diário de uma borboleta. A partir da mediação do livro O segredo da lagartixa, começaram as investigações sobre o personagem, incluindo características físicas e biológicas. Após isso, a borboleta surgiu no contexto e um diário do animal foi feito pelas crianças. Ao final do experimento, os estudantes puderam fazer ligações e potencializar as aprendizagens, bem como devolver o inseto à natureza.
O Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, relatou suas práticas vivenciadas com a partilha denominada Histórias, muitas histórias: narrativas do protagonismo infantil. As crianças da Educação Infantil puderam experienciar a organização do espaço de aula com as próprias mãos a partir da criação de histórias. A outra atividade foi descobrir mais sobre os territórios, preparar receitas e fazer desenhos sobre as aprendizagens. Além disso, a atividade chegou até a jornalista da RBS TV Alice Bastos Neves.
Missão sem fronteiras
A atuação marista está presente em mais de 80 países ao redor do mundo e é dividida em Unidades Administrativas, também denominadas com a nomenclatura canônica como Províncias. A formação online é realizada por duas dessas unidades, a Província Marista Cruz del Sur, que compreende os espaços de missão na Argentina, Uruguai e Paraguai e a Província Marista Sul-Amazônia, nome religioso da Rede Marista, que abrange o Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Brasília e Região Amazônica.
Quer saber mais sobre o evento, ou acompanhar nossas partilhas, acesse este link.