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Minecraft Education: construindo saberes

27/08/2021
Inovação
 A plataforma permite que estudantes explorem sua imaginação criando cenário e desenvolvam novas habilidades

​​​​​​​O Minecraft: Education Edition é um jogo de mundo aberto, que se assemelha ao brinquedo Lego, que possibilita criar cenários e elementos a partir de blocos. A atividade, além de recreativa, incentiva características como criatividade, colaboração e resolução de problemas, tudo isso em um espaço imersivo, onde a criança ou o adolescente tem liberdade para usar sua imaginação. Seguindo a matriz curricular, os educadores utilizam a plataforma em diferentes projetos de sala de aula. 

Para o supervisor de tecnologias educacionais dos Colégios da Rede Marista, Ederson Locatelli, a versão do Minecraft voltada para a educação é uma tecnologia 3D que, ao oportunizar a imersão, eleva a experiência a outro nível para o usuário. “O Minecraft é uma tecnologia que os estudantes já conhecem, dessa forma, eles sabem como se movimentar, construir, destruir e programar. A plataforma é familiar aos estudantes, especialmente para os Anos Iniciais e Finais”, explica. 

Entre os destaques do Minecraft estão a imersão e a autoria. “Como a plataforma permite a construção de cenários e objetos, também fomenta a questão da autoria, a qual é muito importante para nós. Quando o estudante é autor, evidenciam-se as aprendizagens que ele vai construindo ali, ele não só reproduz, ele concebe, ele se coloca naquelas produções que estão sendo realizadas” comenta Locatelli. 

Como o Minecraft é utilizado nas aulas? 

Ao trabalhar com a plataforma, os educadores apresentam a metodologia e conduzem os estudantes, uma vez que a técnica é conhecida pelas crianças e pré-adolescentes. “Quando um educador adota, alinhando à sequência didática, por exemplo, um projeto interdisciplinar, desenvolvendo habilidades e competências previstas em nossa matriz, eles se adaptam rapidamente à ideia, pelo fato de usarem para o lazer”, aborda o especialista. 

De acordo com Locatelli, o ambiente do Minecraft proporciona práticas que viabilizam o desenvolvimento do que existe na realidade. “Temos experiências com professores que já trabalharam com patrimônio histórico, matemática – porque é uma construção em cubos –, literatura – por exemplo, obras literárias para que os estudantes construam o cenário que eles imaginaram por meio da leitura –. São diversas possibilidades, mas sempre aliadas ao currículo, pensando nas habilidades e no desenvolvimento previsto em nossas matrizes”, declara. 

Uma tecnologia, inúmeras possibilidades 

Sendo uma plataforma interativa e com acesso gratuito para os nossos Colégios, os estudantes podem realizar diferentes ações enquanto jogam. Listamos algumas delas: 

  • Colaborar em projetos junto de colegas; 
  • Documentar o trabalho realizado e compartilhar com a turma; 
  • Personalizar o jogo;  
  • Transmitir os objetivos de aprendizados dentro do jogo; 
  • Jogar com os colegas em um ambiente seguro. 

Além dos conteúdos disponibilizados para os estudantes, o Minecraft conta com recursos especiais para educadores, incluindo tutoriais, ferramentas de gerenciamento de sala de aula, login seguro, colaboração, exemplos de aulas, mentores e suporte técnico. Além disso, os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, por meio de parceria, proporcionam aos educadores e profissionais da tecnologia da informação momentos formativos para maior entendimento das funcionalidades do serviço. Esses espaços de estudos viabilizam que professores planejem propostas pedagógicas através das atividades disponíveis no jogo. ​

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Acesso à plataforma 

Os estudantes podem acessar a tecnologia 3D em computadores e tablets utilizando e-mail com número de matrícula disponibilizado pelo Colégio. A aproximação dos estudantes com esse serviço, o qual muitos já conhecem, contribui com a autonomia e aprimora o contato com a tecnologia. Desse modo, a Microsoft Education está alinhada com a proposta educativa marista, proporcionando inovação às atividades de ensino.  

Unindo informática e realidade mista, o serviço propicia investigação e aprendizagem digital pelos estudantes. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades como a colaboração, comunicação, resolução de problemas e pensamento crítico. ​

Sobre as tecnologias educacionais

No jeito marista de educar, a tecnologia é um importante aporte pedagógico. Com os projetos e iniciativas propostos no cotidiano escolar, os estudantes experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades oferecidas pelos dispositivos e gadgets ampliam​ as formas de criar, cocriar e aprender.​

​Por estarem em constante movimento e transformação, as tecnologias auxiliam a construir respostas para temas cada vez mais ​atuais. Atuar com esses subsídios é algo intrínseco ao projeto educacional dos Colégios da Rede Marista, pois é uma prática que inspira novos pensares e fazeres, disparando questionamentos, alimentando o circuito das reflexões criativas e dos posicionamentos críticos frente às questões do mundo. De forma concomitante às atividades em sala de aula, é trabalhado o exercício da cidadania no contexto da sociedade hiperconectada na qual vivemos hoje.​