O Minecraft: Education Edition é um jogo de mundo aberto, que se assemelha ao brinquedo Lego, que possibilita criar cenários e elementos a partir de blocos. A atividade, além de recreativa, incentiva características como criatividade, colaboração e resolução de problemas, tudo isso em um espaço imersivo, onde a criança ou o adolescente tem liberdade para usar sua imaginação. Seguindo a matriz curricular, os educadores utilizam a plataforma em diferentes projetos de sala de aula.
Para o supervisor de tecnologias educacionais dos Colégios da Rede Marista, Ederson Locatelli, a versão do Minecraft voltada para a educação é uma tecnologia 3D que, ao oportunizar a imersão, eleva a experiência a outro nível para o usuário. “O Minecraft é uma tecnologia que os estudantes já conhecem, dessa forma, eles sabem como se movimentar, construir, destruir e programar. A plataforma é familiar aos estudantes, especialmente para os Anos Iniciais e Finais”, explica.
Entre os destaques do Minecraft estão a imersão e a autoria. “Como a plataforma permite a construção de cenários e objetos, também fomenta a questão da autoria, a qual é muito importante para nós. Quando o estudante é autor, evidenciam-se as aprendizagens que ele vai construindo ali, ele não só reproduz, ele concebe, ele se coloca naquelas produções que estão sendo realizadas” comenta Locatelli.
Como o Minecraft é utilizado nas aulas?
Ao trabalhar com a plataforma, os educadores apresentam a metodologia e conduzem os estudantes, uma vez que a técnica é conhecida pelas crianças e pré-adolescentes. “Quando um educador adota, alinhando à sequência didática, por exemplo, um projeto interdisciplinar, desenvolvendo habilidades e competências previstas em nossa matriz, eles se adaptam rapidamente à ideia, pelo fato de usarem para o lazer”, aborda o especialista.
De acordo com Locatelli, o ambiente do Minecraft proporciona práticas que viabilizam o desenvolvimento do que existe na realidade. “Temos experiências com professores que já trabalharam com patrimônio histórico, matemática – porque é uma construção em cubos –, literatura – por exemplo, obras literárias para que os estudantes construam o cenário que eles imaginaram por meio da leitura –. São diversas possibilidades, mas sempre aliadas ao currículo, pensando nas habilidades e no desenvolvimento previsto em nossas matrizes”, declara.
Uma tecnologia, inúmeras possibilidades
Sendo uma plataforma interativa e com acesso gratuito para os nossos Colégios, os estudantes podem realizar diferentes ações enquanto jogam. Listamos algumas delas:
- Colaborar em projetos junto de colegas;
- Documentar o trabalho realizado e compartilhar com a turma;
- Personalizar o jogo;
- Transmitir os objetivos de aprendizados dentro do jogo;
- Jogar com os colegas em um ambiente seguro.
Além dos conteúdos disponibilizados para os estudantes, o Minecraft conta com recursos especiais para educadores, incluindo tutoriais, ferramentas de gerenciamento de sala de aula, login seguro, colaboração, exemplos de aulas, mentores e suporte técnico. Além disso, os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, por meio de parceria, proporcionam aos educadores e profissionais da tecnologia da informação momentos formativos para maior entendimento das funcionalidades do serviço. Esses espaços de estudos viabilizam que professores planejem propostas pedagógicas através das atividades disponíveis no jogo.
Acesso à plataforma
Os estudantes podem acessar a tecnologia 3D em computadores e tablets utilizando e-mail com número de matrícula disponibilizado pelo Colégio. A aproximação dos estudantes com esse serviço, o qual muitos já conhecem, contribui com a autonomia e aprimora o contato com a tecnologia. Desse modo, a Microsoft Education está alinhada com a proposta educativa marista, proporcionando inovação às atividades de ensino.
Unindo informática e realidade mista, o serviço propicia investigação e aprendizagem digital pelos estudantes. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades como a colaboração, comunicação, resolução de problemas e pensamento crítico.
Sobre as tecnologias educacionais
No jeito marista de educar, a tecnologia é um importante aporte pedagógico. Com os projetos e iniciativas propostos no cotidiano escolar, os estudantes experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades oferecidas pelos dispositivos e gadgets ampliam as formas de criar, cocriar e aprender.
Por estarem em constante movimento e transformação, as tecnologias auxiliam a construir respostas para temas cada vez mais atuais. Atuar com esses subsídios é algo intrínseco ao projeto educacional dos Colégios da Rede Marista, pois é uma prática que inspira novos pensares e fazeres, disparando questionamentos, alimentando o circuito das reflexões criativas e dos posicionamentos críticos frente às questões do mundo. De forma concomitante às atividades em sala de aula, é trabalhado o exercício da cidadania no contexto da sociedade hiperconectada na qual vivemos hoje.