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Novo Ensino Médio: entenda o que muda com a implementação em 2022

13/08/2021
Educação
A partir da legislação das mudanças curriculares, nossos estudantes terão espaços curriculares flexíveis e diversificados que contribuirão ainda mais para a construção de seus projetos de vida

​​​​​Estamos começando uma nova fase em nosso Ensino Médio, a qual objetiva fortalecer ainda mais a formação integral e o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. A partir das determinações da Lei 13.415/2017, que prevê a implementação de mudanças curriculares em instituições públicas e privadas de educação até 2022, construímos uma proposta totalmente alinhada com a nossa premissa de aliar excelência acadêmica à formação em valores, reunindo conteúdos pedagógicos e as necessidades dos jovens.

 De acordo com a supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Camila Fabis, o planejamento para a mudança curricular começou há três anos. “Temos um projeto, desde 2018, com o objetivo de implementar o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. Entre as ações do projeto, estava o desenvolvimento de um curso de extensão, em parceria com a PUCRS, que envolveu mais de 500 educadores maristas em um movimento de estudo, desenvolvimento e capacitação acerca das mudanças do Ensino Médio", comenta.

Como será o Novo Ensino Médio Marista?

Com essa implementação, além de estudar os quatro componentes que fazem parte do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

 A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais.

Os Itinerários Formativos são organizados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, por meio de unidades curriculares proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões:

​Núcleos de Aprofundamento 

O estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados nas áreas do conhecimento por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão entre 12 e 16 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.

Percursos Investigativos Optativos

Esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.

Percursos Investigativos: seis opções de escolha

A partir de temáticas que possam despertar o interesse nos estudantes, serão ofertadas, conforme a realidade de cada Colégio, seis possibilidades de percursos: Ciências da Saúde e da Vida, Contextos e movimentos do século XXI, Cultura Digital, Educação Financeira, Processos criativos em múltiplas linguagens e Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos. Esse é um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. A escolha para novos estudantes será feita por um link no momento da matrícula. Para quem está no Colégio há mais tempo, a escolha será realizada via portal da unidade e aplicativo Marista Virtual, no ato da rematrícula.

  • Ciências da Saúde e da Vida

Abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.

  • Contextos e movimentos do século XXI

É um itinerário cujos conceitos e processos abordados estarão relacionados à cultura, à política, à economia e à sociedade na atualidade. Por meio de projetos de mediação e intervenção sociocultural e investigação científica, diferentes cenários serão problematizados para identificação de soluções e de reflexões do cotidiano social.

  • Cultura Digital

O itinerário aborda a relação entre a humanidade e as tecnologias digitais, discutindo e problematizando a construção de uma nova cultura (cibercultura) por meio de diferentes linguagens, múltiplas interações e uma experiência de imersão. Conceitos como comunicação, identidade, dados, informação, privacidade, design, culturas e espaços serão desenvolvidos na elaboração de projetos e prototipações criativas e inovadoras.

  • Educação Financeira

A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, o itinerário de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.

  • Processos criativos em múltiplas linguagens

Neste itinerário, os estudantes desenvolverão projetos por meio de diferentes dimensões, aprofundando conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias, na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, buscando análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade, e/ou em que estão inseridos.

  • Tecnologias e Sociedade: Sistemas e processos

Este itinerário visa articular conceitos relacionados à projeção, ao desenvolvimento, à construção e à análise de soluções que auxiliem, facilitem e transformem a vida das pessoas e da sociedade por meio do estudo das Tecnologias, Engenharias e Matemática. Nesse sentido, os diferentes métodos científicos e/ou empíricos possibilitarão a busca de soluções e a tomada de decisão frente às questões socioculturais, ambientais, de saúde pública e econômicas.

Construção e renovação

Camila explica que o processo de implementação do Novo Ensino Médio Marista é, sobretudo, uma renovação curricular, visto que práticas bem-sucedidas desenvolvidas não serão abandonadas. “Nossa inovação se dará com marcas da tradição de mais de 200 anos de educação", reforça. A partir do planejamento estratégico iniciado em 2018, as ações preparativas foram continuadas nos anos seguintes, e prossegue até os dias de hoje. “O Curso de Extensão ocorreu em 2019 e, em 2020, mesmo com a pandemia, a proposta continuou ativa, por meio das reuniões com a equipe do Projeto Estratégico. As formações seguiram em 2021 para estudo e desenvolvimento das ações de implementação", relembra. Outro ponto de destaque é que as diretrizes de implementação dos Colégios da Rede e o posicionamento institucional do Ensino Médio do Brasil Marista foram encaminhados em fevereiro e março de 2021, respectivamente, para todos os Colégios, junto de um plano de implementação para que cada um pudesse organizar de acordo com seu contexto.​

Ao abordar as transformações do Ensino Médio atual para o novo currículo, Camila retoma que, atualmente, o estudante tem um currículo comum por componentes curriculares vinculados às áreas do conhecimento, igual para todos e, a partir dessa mudança, nós teremos um currículo por formação geral básica, desdobrada em componentes curriculares), itinerários formativos comuns e itinerários formativos optativos com unidades curriculares. “Dessa forma, a principal diferença é que o novo currículo tem um pouco mais flexibilidade para o estudante fazer algumas escolhas progressivas no decorrer dos três anos do Ensino Médio", afirma.

O currículo novo impulsiona ainda mais espaços de autoria, protagonismo, criação e prototipação por parte do estudante. A diversificação metodológica alicerça-se nos quatro eixos dos itinerários do currículo (Investigação científica; Empreendedorismo. Processos criativos e Mediação e intervenção sociocultural que trarão ação metodológica para o desenvolvimento das práticas. Uma das unidades curriculares será específica para sistematização e debate acerca do projeto de vida, com o objetivo de discutir aspectos relacionados às escolhas, às experiências e às vivências dos estudantes em todas as áreas do conhecimento. “O projeto de vida está em nosso DNA institucional e temos uma caminhada bastante consolidada neste sentido, não ​é algo novo para nós, mas que ganha um espaço privilegiado de sistematização e debate no currículo, pois há um período por semana para a abordagem e reflexão sobre a construção dos projetos de vida", explica a supervisora pedagógica.

Para Camila, o Ensino Médio Marista se diferencia por continuar com a garantia de uma educação integral de qualidade, uma vez que serão oferecidos núcleos de aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento, nos quais todos os estudantes farão parte com a turma. “Isso garante uma formação de excelência nas quatro áreas do conhecimento" comenta.

Outro destaque sobre a renovação curricular é que os nossos itinerários estão sendo construídos por professores maristas, a partir das vivências em sala de aula por meio ​​​da escuta de estudantes do 9º ano EF. “O Novo Ensino Médio Marista será desenvolvido a partir​ da nossa pedagogia marista, que prima pelo cuidado, escuta e diálogo, com foco no desenvolvimento de competências e no compromisso com a educação integral. Assim, seguiremos garantindo a excelência acadêmica, o aprofundamento conceitual e a sintonia com as demandas emergentes das juventudes contemporâneas", pontua Camila.