Estamos começando uma nova fase em nosso Ensino Médio, a qual objetiva fortalecer ainda mais a formação integral e o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. A partir das determinações da Lei 13.415/2017, que prevê a implementação de mudanças curriculares em instituições públicas e privadas de educação até 2022, construímos uma proposta totalmente alinhada com a nossa premissa de aliar excelência acadêmica à formação em valores, reunindo conteúdos pedagógicos e as necessidades dos jovens.
De acordo com a supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Camila Fabis, o planejamento para a mudança curricular começou há três anos. “Temos um projeto, desde 2018, com o objetivo de implementar o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. Entre as ações do projeto, estava o desenvolvimento de um curso de extensão, em parceria com a PUCRS, que envolveu mais de 500 educadores maristas em um movimento de estudo, desenvolvimento e capacitação acerca das mudanças do Ensino Médio", comenta.
Como será o Novo Ensino Médio Marista?
Com essa implementação, além de estudar os quatro componentes que fazem parte do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais.
Os Itinerários Formativos são organizados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, por meio de unidades curriculares proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões:
Núcleos de Aprofundamento
O estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados nas áreas do conhecimento por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão entre 12 e 16 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.
Percursos Investigativos Optativos
Esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.
Percursos Investigativos: seis opções de escolha
A partir de temáticas que possam despertar o interesse nos estudantes, serão ofertadas, conforme a realidade de cada Colégio, seis possibilidades de percursos: Ciências da Saúde e da Vida, Contextos e movimentos do século XXI, Cultura Digital, Educação Financeira, Processos criativos em múltiplas linguagens e Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos. Esse é um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. A escolha para novos estudantes será feita por um link no momento da matrícula. Para quem está no Colégio há mais tempo, a escolha será realizada via portal da unidade e aplicativo Marista Virtual, no ato da rematrícula.
Ciências da Saúde e da Vida
Abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.
Contextos e movimentos do século XXI
É um itinerário cujos conceitos e processos abordados estarão relacionados à cultura, à política, à economia e à sociedade na atualidade. Por meio de projetos de mediação e intervenção sociocultural e investigação científica, diferentes cenários serão problematizados para identificação de soluções e de reflexões do cotidiano social.
O itinerário aborda a relação entre a humanidade e as tecnologias digitais, discutindo e problematizando a construção de uma nova cultura (cibercultura) por meio de diferentes linguagens, múltiplas interações e uma experiência de imersão. Conceitos como comunicação, identidade, dados, informação, privacidade, design, culturas e espaços serão desenvolvidos na elaboração de projetos e prototipações criativas e inovadoras.
A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, o itinerário de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.
Processos criativos em múltiplas linguagens
Neste itinerário, os estudantes desenvolverão projetos por meio de diferentes dimensões, aprofundando conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias, na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, buscando análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade, e/ou em que estão inseridos.
Tecnologias e Sociedade: Sistemas e processos
Este itinerário visa articular conceitos relacionados à projeção, ao desenvolvimento, à construção e à análise de soluções que auxiliem, facilitem e transformem a vida das pessoas e da sociedade por meio do estudo das Tecnologias, Engenharias e Matemática. Nesse sentido, os diferentes métodos científicos e/ou empíricos possibilitarão a busca de soluções e a tomada de decisão frente às questões socioculturais, ambientais, de saúde pública e econômicas.
Construção e renovação
Camila explica que o processo de implementação do Novo Ensino Médio Marista é, sobretudo, uma renovação curricular, visto que práticas bem-sucedidas desenvolvidas não serão abandonadas. “Nossa inovação se dará com marcas da tradição de mais de 200 anos de educação", reforça. A partir do planejamento estratégico iniciado em 2018, as ações preparativas foram continuadas nos anos seguintes, e prossegue até os dias de hoje. “O Curso de Extensão ocorreu em 2019 e, em 2020, mesmo com a pandemia, a proposta continuou ativa, por meio das reuniões com a equipe do Projeto Estratégico. As formações seguiram em 2021 para estudo e desenvolvimento das ações de implementação", relembra. Outro ponto de destaque é que as diretrizes de implementação dos Colégios da Rede e o posicionamento institucional do Ensino Médio do Brasil Marista foram encaminhados em fevereiro e março de 2021, respectivamente, para todos os Colégios, junto de um plano de implementação para que cada um pudesse organizar de acordo com seu contexto.
Ao abordar as transformações do Ensino Médio atual para o novo currículo, Camila retoma que, atualmente, o estudante tem um currículo comum por componentes curriculares vinculados às áreas do conhecimento, igual para todos e, a partir dessa mudança, nós teremos um currículo por formação geral básica, desdobrada em componentes curriculares), itinerários formativos comuns e itinerários formativos optativos com unidades curriculares. “Dessa forma, a principal diferença é que o novo currículo tem um pouco mais flexibilidade para o estudante fazer algumas escolhas progressivas no decorrer dos três anos do Ensino Médio", afirma.
O currículo novo impulsiona ainda mais espaços de autoria, protagonismo, criação e prototipação por parte do estudante. A diversificação metodológica alicerça-se nos quatro eixos dos itinerários do currículo (Investigação científica; Empreendedorismo. Processos criativos e Mediação e intervenção sociocultural que trarão ação metodológica para o desenvolvimento das práticas. Uma das unidades curriculares será específica para sistematização e debate acerca do projeto de vida, com o objetivo de discutir aspectos relacionados às escolhas, às experiências e às vivências dos estudantes em todas as áreas do conhecimento. “O projeto de vida está em nosso DNA institucional e temos uma caminhada bastante consolidada neste sentido, não é algo novo para nós, mas que ganha um espaço privilegiado de sistematização e debate no currículo, pois há um período por semana para a abordagem e reflexão sobre a construção dos projetos de vida", explica a supervisora pedagógica.
Para Camila, o Ensino Médio Marista se diferencia por continuar com a garantia de uma educação integral de qualidade, uma vez que serão oferecidos núcleos de aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento, nos quais todos os estudantes farão parte com a turma. “Isso garante uma formação de excelência nas quatro áreas do conhecimento" comenta.
Outro destaque sobre a renovação curricular é que os nossos itinerários estão sendo construídos por professores maristas, a partir das vivências em sala de aula por meio da escuta de estudantes do 9º ano EF. “O Novo Ensino Médio Marista será desenvolvido a partir da nossa pedagogia marista, que prima pelo cuidado, escuta e diálogo, com foco no desenvolvimento de competências e no compromisso com a educação integral. Assim, seguiremos garantindo a excelência acadêmica, o aprofundamento conceitual e a sintonia com as demandas emergentes das juventudes contemporâneas", pontua Camila.