Nossas Notícias

O Dia do Novo Estudante

11/08/2020
Educação
Nosso gerente educacional, Luciano Centenaro, nos convida a uma reflexão sobre o Dia do estudante e o momento que estamos passando

Na semana em que comemoramos o Dia do Estudante, somos provocados a olhar a essência de seu significado. Proponho, humildemente, que passemos a chamá-lo de Dia do Novo Estudante.

A realidade estabelecida pelo distanciamento dos espaços escolares, a nova configuração experimentada pelos estudantes, nos estados onde já ocorreu o retorno parcial e gradual das atividades presenciais, e a experiência de outros países nos convida a refletir tanto sobre as habilidades que estão sendo desenvolvidas quanto sobre o papel da escola no que diz respeito ao cuidado com nossas crianças, adolescentes e jovens.

Embora sejam muitos os desafios causados pelo momento que vivemos, podemos observar que habilidades fundamentais estão sendo desenvolvidas a partir dessa experiência. Se, talvez, uma das lacunas deixadas por esse período seja a da interação presencial, por outro lado há o desenvolvimento de aspectos como a comunicação assertiva, o pensamento crítico, a autonomia, o trabalho em equipe e a ética nas relações. O entendimento de que é necessário cuidar de si e do outro, para que todos estejam bem, está sendo trabalhado amplamente pelas escolas, o que deverá resultar em uma geração muito mais empática do que as anteriores.

A escola, que desde março tem se reinventado por conta da pandemia, precisou pedir licença para estar ainda mais presente na rotina das famílias. O sentimento que paira é de que, ao entrarmos virtualmente nas casas de nossos alunos, estamos compartilhando, de uma nova maneira, os processos de ensino, a aprendizagem e a própria vida das famílias que fazem parte da nossa comunidade escolar.

​Consequentemente, acompanhamos a formação integral dos estudantes - isso também é cuidar -, das dimensões de corpo, mente e espírito. Por tudo isso, quando me perguntam se estaríamos diante de um ano letivo perdido, preciso destacar que, se a escola reinventou a maneira de ensinar, nossos estudantes estão de parabéns por terem reinventado a maneira de aprender. Comemoremos todos, então, o Dia do Novo Estudante.

Luciano Centenaro​
Gerente Educacional dos Colégios da Rede Marista.

* Texto extraído do artigo veiculado no Jornal Zero Hora​ do dia 11 de agosto de 2020.