Neste Dia do Educador, convidamos o coordenador dos Colégios da Rede Marista, Renato Capitani, a refletir sobre a data, reconhecendo a importância dos mais de 1200 educadores de nossas unidades e a todos os outros que atuam diariamente na transformação de vidas por meio da educação. Abaixo, o texto O que transborda da educação?.
Possivelmente, muitos professores não tenham a exata dimensão da grandiosidade do seu legado na vida dos estudantes, o que torna essa atuação ainda mais relevante, digna e imprescindível. Embora seja notório o reconhecimento dos estudantes aos seus educadores, a vida de cada um segue seu rumo e o trabalho feito por eles permanecem ressoando e sendo luz na vida de cada estudante.
Os efeitos da docência atravessam tempos, geografias e gerações. O que acontece na sala de aula para que isso se constitua dessa forma? Os motivos são muitos, e entre eles está a conexão humana, a verdadeira e recíproca interação. Nesse sentido, a atuação docente é a arte de se ligar às pessoas. Ser humano é ter a capacidade de conectar-se aos outros e isso ocorre pelo olhar, pela escuta, pela fala, bem como pelo conhecimento, de forma sistemática e planejada. Além disso, se faz presente também na espontaneidade do cotidiano escolar.
São inúmeras as aprendizagens técnicas e existenciais orquestradas pela atuação docente: desde as primeiras descobertas nos primeiros anos da Educação Básica, passando pela a construção da escrita, a arte de viajar e conhecer-se pela leitura, o desenvolvimento da criticidade técnica, o acesso e a (re)significação de uma uma gama extraordinária de conhecimentos produzidos pela humanidade, construindo lentes para compreender e se envolver com questões da atualidade e o engajamento científico e solidário em prol da sua transformação. Tudo isso não acontece de forma espontânea: há muita formação envolvida, muito planejamento, pesquisa, comprometimento, responsabilidade e um propósito inabalável de fazer com que sejamos a cada dia humanos melhores, vivendo em um mundo justo e digno para todos.
Conexão, propósito transformação, humanidade, justiça, dignidade. A atuação docente é fonte que transborda esses valores e nos mostra uma forma plenamente humana de ser e estar no mundo. Ao olhar para a docência e tudo o que ela representa, neste quinze de outubro somos convidados a reavivar em nós os aprendizados essenciais para a vida que certamente construímos ao lado um professor. Ser professor é um ofício, um modo de vida; uma forma de ser, estar e contribuir com a transformação do mundo em um lugar melhor.
Homenagem em Rede
Como forma de agradecer o trabalho realizado por todos educadores que compõem os empreendimentos da Rede Marista, foi criada a campanha A Educação nos Transborda. Para conferir a mensagem celebrativa, acesse este link.