Navegar para Cima

Nossas Notícias

Plataforma digital complementa o ensino de matemática nas aulas

05/05/2021
Educação
Com atividades interativas e possibilidade de acompanhamento de estudantes, Matific contribui para o desenvolvimento de habilidades matemáticas

​Matemática é essencial na vida dos estudantes, afinal ela contribui para o raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas está presente em outras áreas do conhecimento. Compreendendo a importância da disciplina e buscando formas interativas e tecnológicas para as aulas, os Colégios da Rede Marista utilizam a Matific,  uma tecnologia com atividades diferenciadas que permite o acompanhamento do progresso de cada estudante. 

O uso do serviço começou com um projeto piloto em alguns Colégios e, tendo a avaliação e validação, a proposta foi ampliada, de acordo com a supervisora educ​acional dos Anos Iniciais, Bibiana João de Deus. “Até 2019 a plataforma era opção de alguns dos nossos Colégios, porém, com a pandemia, ela se tornou uma oportunidade de diversificação das práticas metodológicas, bem como um recurso diferenciado e interativo para a Matemática”, comenta. 

matific.png

Exemplo de atividade disponível na plataforma Matific.

Transformando as aprendizagens 


Por meio de atividades baseadas em exemplos reais e centrada no estudante, a ferramenta possibilita maior interação e compreensão de conceitos. O ambiente virtual permite ao aluno aprender através de tentativas, alcançando, dessa forma, aprendizagens no seu tempoAssim, representa uma forma de realizar atividades desafiadoras e interessantes, uso em diferentes dispositivos móveis e competição saudável com os seus colegas. Para os educadores, a Matific complementa o ensino com atividades diversas, proporciona conexão entre conceitos novos com habilidades já aprendidas e, principalmente, uma visão do progresso de cada estudante.  

Bibiana reforça que a plataforma contribui no processo de aprendizagem e ensino dos estudantes, visto que aproxima as atividades realizadas em salas de aula através de jogos interativos e no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. “A Matific estimula a autodescoberta e permite que os estudantes resolvam diferentes tipos de problemas relacionados aos conceitos matemáticos, bem como auxilia na interpretação, no entendimento, estimulando a leitura e a atenção, pois muitos dos jogos propostos necessitam de leitura e concentração para a resolução”, explica. 

A ferramenta contempla, majoritariamente, estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. O serviço pode ser utilizado em diferentes dispositivos – computador, tablet, smartphone, notebook etc. – através de login previamente disponibilizado pelo Colégio. 

 ​

​​​​​