Navegar para Cima

Nossas Notícias

Plataformas de livros ampliam possibilidades de leitura para estudantes

28/05/2021
Educação
O incentivo ao hábito de leitura é complementado nas atividades de aula com os serviços Árvore de Livros e Elefante Letrado

​​​​​Plataformas de livros digitais são uma possibilidade de constituir, nos ambientes escolares, acervos híbridos. Sabendo disso, os Colégios da Rede Marista dispõem de tecnologias que complementam o ensino e estimulam a leitura para os estudantes. Assim, as tecnologias Elefante Letrado e Árvore de Livros fazem parte da rotina escolar e podem ser acessados pelo computador, table​t, notebook e celular por meio de login disponibilizado previamente pela unidade. 

Além de proporcionarem a ampliação do acervo de produções literárias disponível, eles se destacam como facilitadores do acesso a diferentes materiais de leitura, visto que vários estudantes podem conferir os materiais simultaneamente e realizar leituras no seu tempo. O uso desses serviços permite a ampliação de espaços, tempos, suportes e estratégias de mediação para a leitura no ambiente virtual, resultando em ​um enriquecimento de projetos voltados à formação do leitor e diversificação das práticas de leitura. 


Elefante Letrado: incentivo à leitura desde cedo 

elefante-letrado.png 

Imagem ilustrativa da plataforma Elefante Letrado.


A plataforma Elefante Letrado complementa o incentivo à leitura por meio de um ambiente lúdico e interativo, com obras de autores consagrados e diferentes gêneros que podem ser lidas em dispositivos móveis. “O livro, nessa plataforma, tem uma grande contribuição no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita”, aborda a supervisora de bibliotecas da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista, Patrícia Saldanha. 

Para Patrícia, é um importante apoio para os estudantes dos Anos Iniciais, pois conta com jogos didáticos, livros com ilustrações, audiolivros, leitura oral e opção de gravar as leituras. “As funcionalidades da plataforma proporcionam​​ interação do estudante, garantindo a acessibilidade, contemplando diferentes tipos de leitores e promovendo, consequentemente, no espaço virtual, a motivação para a leitura”, comenta. 

Com a pandemia, em decorrência de decretos de distanciamento social, as bibliotecas precisaram ficar fechadas e cuidados com o manuseio de livros, intensificados. Assim, a plataforma teve maior evidência entre as atividades escolares. “Nesse momento, a Elefante Letrado apresentou não só um diferencial, por oferecer recursos complementares ao trabalho do professor, mas permitiu que a escola não deixasse de possibilitar e incentivar a leitura e o acesso aos livros”, reforça. 


 
Árvore de Livros: espaço de leitura para todos 
_home-arvore-livros.png

Imagem ilustrativa da plataforma Árvore de Livros​

A plataforma de livros Elefante Letrado contempla o ensino da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, enquanto a Árvore de Livros é utilizada para todos os níveis da Educação Básica, especialmente Anos Finais e Ensino Médio. Dessa forma, ela pode ser considerada como uma extensão virtual da biblioteca. Além de os estudantes terem livre acesso às obras disponíveis, também há a possibilidade de realizar atividades interativas, leituras simultâneas pela turma e projetos de leitura. 

Outro ponto é organização do acervo, que é dividido por temáticas, facilitando a busca direcionada em projetos dos Colégios. “Os professores conseguem gerenciar o acervo da sua turma e incluir em seus planejamentos a indicação de livros digitais, podendo ser utilizados nas diferentes áreas de conhecimento. Igualmente, podem fazer o acompanhamento do desenvolvimento de leitura dos estudantes por meio de relatórios, os quais ​a plataforma disponibiliza”, aborda Patrícia. 

Os estudantes do Ensino Médio, além de contarem com materiais de estudo exclusivos e ações preparatórias para vestibulares e Enem, podem acompanhar as leituras obrigatórias por meio da plataforma. A Árvore de Livros ainda apresenta uma assessoria própria para elaboração de atividades, debates e dicas sobre as obras. A atualização sobre assuntos atuais também é possibilitada pela plataforma, pois ela possui assinatura virtual de jornais e revistas. 

Educadores e colaboradores têm acesso ao serviço, a partir de login cedido. Com isso, é possível realizar momentos interativos e de fortalecimento da leitura com esse publico.  Familiares que queiram utilizar a plataforma podem fazê-lo por meio da mesma conta disponibilizada ao estudante.