Nesta semana, os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista foram contemplados com premiações em dois projetos na categoria Organização do Prêmio Top Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). As ações vencedoras foram o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Maristas: Caminhos estratégicos na missão e gestão e o Media Training para porta-vozes do Colégio Marista Rosário. Essa premiação é reconhecida nacionalmente na área de Gestão de Pessoas, e destaca profissionais e empresas que valorizam o ser humano como diferencial para o crescimento das instituições.
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Maristas: Caminhos estratégicos na missão e gestão é uma ação promovida pela área de Desenvolvimento Organizacional da Estrutura Executiva dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista e, vai ao encontro da premissa institucional de proporcionar a formação continuada dos nossos líderes. Desde 2018, a iniciativa desenvolve a capacidade de inspirar, influenciar e gerir pessoas por meio de uma prática de liderança orientada pelo carisma e valores maristas, com uma série de encontros e atividades para fortalecer as competências dos gestores do empreendimento.
Já o Media Training para porta-vozes do Colégio Marista Rosário, é uma atividade realizada desde 2015 e conta com o acompanhamento da equipe de Comunicação e Marketing do Colégio. O projeto reúne porta-vozes da unidade para formações com foco no atendimento à imprensa e gerenciamento de crises. Conta com atividades teóricas e práticas, ministradas por profissionais da área que atuam na instituição e em veículos comunicacionais.
Para o coordenador de Desenvolvimento Organizacional dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Everton Zambon, esse prêmio tem um significado muito importante para todos que atuam na Rede Marista. “Especialmente para a área de Desenvolvimento Organizacional, de Gestão de Pessoas dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. A área nasceu em 2018, construindo um programa de desenvolvimento de lideranças que é numeroso, com a somatória de, aproximadamente, 300 das principais lideranças de nosso empreendimento, as quais são qualificadas e desenvolvidas dentro do nosso segmento educacional”, comenta.
De acordo com Zambon, desenvolver as lideranças em um número tão expressivo de forma continuada, sistemática e estruturada, a partir de ferramentas e facilitadores renomados do país é algo particular da Rede Marista. "Isso demonstra o quanto investimos em políticas de Gestão de Pessoas e de sucessão de novas lideranças visando prosseguir com a missão e o legado de Champagnat. Nós estamos muito felizes e acreditamos que toda a comunidade marista também esteja, afinal, essa é a validação e o reconhecimento de um trabalho muito sério e grandioso, que terá continuidade dentro de nossa instituição” finaliza.
Sobre as premiações
As distinções, concedidas pela ABRH-RS, são destinadas a projetos das áreas de gestão de pessoas e cidadania de instituições que atuam no Rio Grande do Sul. O prêmio Top Ser Humano, premia indivíduos e instituições que valorizam as pessoas como diferencial estratégico para o crescimento dos profissionais e das empresas.
Reconhecimento em Rede
Além dos projetos dos Colégios e das Unidades Sociais, outros três cases de empreendimentos maristas foram premiados na mesma categoria: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foi agraciada pelas iniciativas Quarentena + feliz e Jeito PUCRS de Acolher e Servir e o Hospital São Lucas da PUCRS foi vencedor com o projeto Viver Bem HSL. Saiba mais sobre os vencedores do prêmio Top Ser Humano neste link.