Vivemos em
um mundo globalizado, no qual há uma crescente do uso de tecnologia, assim como
dos dados e interfaces. Com isso, percebe-se uma necessidade de compreender a
nova linguagem da programação e dos benefícios de desenvolver a mentalidade
empreendedora. Visualizando esse contexto, os Colégios da Rede Marista criaram
o projeto Inova, o qual engloba importantes conceitos de liderança, comunicação
e empreendedorismo.
O Inova foi
criado com o objetivo de fomentar a cultura tecnológica em nossos espaços
educativos e está presente como uma atividade complementar. Ele estimula os
estudantes a desenvolverem autonomia, criatividade, visão estratégica e
sistêmica, bem como o posicionamento diante a diferentes áreas, empregando e
articulando os meios tecnológicos.
Ao
trabalharmos a tecnologia, ressignificamos a ideia de que está associada
somente a circuitos de informação e dispositivos eletrônicos complexos. A
tecnologia, contudo, refere-se às criações feitas pelos seres humanos – por
exemplo, desde uma escova de dentes até um avião, assim, ela faz parte do nosso
dia a dia, auxiliando na produção, na comunicação, no bem-estar e na evolução
da sociedade. Vivenciando cada vez mais esse cenário, o universo profissional
espera multiplas habilidades comportamentais e competências, tal qual que sejamos
capazes de criar, questionar e resolver problemas dinâmicos e difíceis.
Conhecendo o Inova
De acordo com o analista de Tecnologias Educacionais dos Colégios da Rede Marista Guilherme Bilhalva, o Inova surgiu com a proposta de estabelecer uma cultura tecnológica comum que se relacionasse com a identidade dos Colégios e das Unidades Sociais. "Com o uso de Metodologias Ativas, as jornadas oportunizam vivências dos conceitos de empreendedorismo, Liderança, Comunicação, Tomada de decisão, Visão estratégica e sistêmica, Adaptabilidade, Making, Coding, Comics, Gaming, Design thinking, entre outras características vistas para profissionais do futuro. Assim, ele se inicia como uma proposta para relacionar tecnologias e metodologias pedagógicas diferenciadas na Educação Contemporânea", explica.
O projeto
Inova visa acompanhar os desafios da sociedade global, desenvolvendo sujeitos questionadores
e capacitados para resolução de conflitos em equipe, tudo isso a partir de um
pensamento que considera o global e o sustentável. A proposta de Educação
Tecnológica se baseia em contextos educacionais que propiciam ao estudante o
posicionamento diante das diversas áreas, articulando diferentes tecnologias.
A proposta
instiga o protagonismo dos estudantes e educadores no desenvolvimento de
atividades. Como sugestão, a proposta é organizada com caráter formativo, no
qual os envolvidos vão, gradualmente, aumentando os desafios e as
possibilidades a cada encontro. O Inova foi pensado para estudantes do 3º ano
do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Modalidades disponíveis
A estrutura
do projeto se divide em três categorias: Empreendedorismo, Making & Coding
e Design. Abaixo, explicamos o funcionamento de cada uma delas.
INOVA EMPREENDEDORISMO: é um
contexto empreendedor, alinhado com os 17 desafios da ONU, no qual os estudantes
desenvolvem a capacidade de refletir, criar, projetar, documentar e
compartilhar soluções inovadoras e sustentáveis. Alguns módulos de
aprendizagem:
- Desenvolvimento de estratégias
- Análise de cenário e modelo de negócios
- Atitudes empreendedoras
- Estudos temáticos e projetos funcionais
- Exploração e pesquisa
- Storyboard e storytelling
INOVA MAKING & CODING: a proposta do
Making & Coding é ser multiplataforma e posicionar o estudante nos
referenciais da cultura Maker e codificação aplicadas em soluções inovadoras e
sustentáveis. Nesse contexto, são ensinadas lógicas de programação, mecânica
básica, prototipação e muito mais:
- Cultura maker
- Codificação e construção em
multiplataformas
- Eletrônica e sensores
- Prototipações em diferentes materiais
- Conceitos mecânicos e tecnológicos
- Desafios e torneio
INOVA DESIGN: o objetivo do Inova
Design é oportunizar ao estudante o desenvolvimento de múltiplas capacidades de
expressão por meio da comunicação e suas linguagens, em um contexto multimeios
com uso de tecnologias inovadoras. No Inova Design, se aprende:
- Cultura digital
- Mapa de exploração de temáticas
- Geração de ideias e soluções
- Técnicas de filmagem, edição de vídeos e
fotografia
- Elaboração de comics e animações
- Ideação e elaboração de games educativos
e de entretenimento
Além disso, o Inova e
seus contextos contarão com materiais complementares impressos e digitais, que
fornecem exemplos, orientações, aprendizagens, tutoriais, vídeos, imagens e
exercícios práticos.
Gostou do conteúdo? Siga acompanhando nosso site para saber mais detalhes sobre os diferenciais de ensino dos Colégios da Rede Marista!