Navegar para Cima

Nossas Notícias

Projeto Inova: fomentando o protagonismo estudantil

24/09/2021
Inovação
O projeto incentiva o contato dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio com temas como tecnologias, empreendedorismo e comunicação


Vivemos em um mundo globalizado, no qual há uma crescente do uso de tecnologia, assim como dos dados e interfaces. Com isso, percebe-se uma necessidade de compreender a nova linguagem da programação e dos benefícios de desenvolver a mentalidade empreendedora. Visualizando esse contexto, os Colégios da Rede Marista criaram o projeto Inova, o qual engloba importantes conceitos de liderança, comunicação e empreendedorismo.

O Inova foi criado com o objetivo de fomentar a cultura tecnológica em nossos espaços educativos e está presente como uma atividade complementar. Ele estimula os estudantes a desenvolverem autonomia, criatividade, visão estratégica e sistêmica, bem como o posicionamento diante a diferentes áreas, empregando e articulando os meios tecnológicos.

Ao trabalharmos a tecnologia, ressignificamos a ideia de que está associada somente a circuitos de informação e dispositivos eletrônicos complexos. A tecnologia, contudo, refere-se às criações feitas pelos seres humanos – por exemplo, desde uma escova de dentes até um avião, assim, ela faz parte do nosso dia a dia, auxiliando na produção, na comunicação, no bem-estar e na evolução da sociedade. Vivenciando cada vez mais esse cenário, o universo profissional espera multiplas habilidades comportamentais e competências, tal qual que sejamos capazes de criar, questionar e resolver problemas dinâmicos e difíceis.

Conhecendo o Inova

De acordo com o analista de Tecnologias Educacionais dos Colégios da Rede Marista Guilherme Bilhalva, o Inova surgiu com a proposta de estabelecer uma cultura tecnológica comum que se relacionasse com a identidade dos Colégios e das Unidades Sociais. "Com o uso de Metodologias Ativas, as jornadas oportunizam vivências dos conceitos de empreendedorismo, Liderança, Comunicação, Tomada de decisão, Visão estratégica e sistêmica, Adaptabilidade, Making, Coding, Comics, Gaming, Design thinking, entre outras características vistas para profissionais do futuro. Assim, ele se inicia como uma proposta para relacionar tecnologias e metodologias pedagógicas diferenciadas na Educação Contemporânea", explica.

O projeto Inova visa acompanhar os desafios da sociedade global, desenvolvendo sujeitos questionadores e capacitados para resolução de conflitos em equipe, tudo isso a partir de um pensamento que considera o global e o sustentável. A proposta de Educação Tecnológica se baseia em contextos educacionais que propiciam ao estudante o posicionamento diante das diversas áreas, articulando diferentes tecnologias.

A proposta instiga o protagonismo dos estudantes e educadores no desenvolvimento de atividades. Como sugestão, a proposta é organizada com caráter formativo, no qual os envolvidos vão, gradualmente, aumentando os desafios e as possibilidades a cada encontro. O Inova foi pensado para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Modalidades disponíveis

A estrutura do projeto se divide em três categorias: Empreendedorismo, Making & Coding e Design. Abaixo, explicamos o funcionamento de cada uma delas.

INOVA EMPREENDEDORISMO: é um contexto empreendedor, alinhado com os 17 desafios da ONU, no qual os estudantes desenvolvem a capacidade de refletir, criar, projetar, documentar e compartilhar soluções inovadoras e sustentáveis. Alguns módulos de aprendizagem:

  • Desenvolvimento de estratégias
  • Análise de cenário e modelo de negócios
  • Atitudes empreendedoras
  • Estudos temáticos e projetos funcionais
  • Exploração e pesquisa
  • Storyboard e storytelling

INOVA MAKING & CODING: a proposta do Making & Coding é ser multiplataforma e posicionar o estudante nos referenciais da cultura Maker e codificação aplicadas em soluções inovadoras e sustentáveis. Nesse contexto, são ensinadas lógicas de programação, mecânica básica, prototipação e muito mais:

  • Cultura maker
  • Codificação e construção em multiplataformas
  • Eletrônica e sensores
  • Prototipações em diferentes materiais
  • Conceitos mecânicos e tecnológicos
  • Desafios e torneio

INOVA DESIGN: o objetivo do Inova Design é oportunizar ao estudante o desenvolvimento de múltiplas capacidades de expressão por meio da comunicação e suas linguagens, em um contexto multimeios com uso de tecnologias inovadoras. No Inova Design, se aprende:

  • Cultura digital
  • Mapa de exploração de temáticas
  • Geração de ideias e soluções
  • Técnicas de filmagem, edição de vídeos e fotografia
  • Elaboração de comics e animações
  • Ideação e elaboração de games educativos e de entretenimento

Além disso, o Inova e seus contextos contarão com materiais complementares impressos e digitais, que fornecem exemplos, orientações, aprendizagens, tutoriais, vídeos, imagens e exercícios práticos.

Gostou do conteúdo? Siga acompanhando nosso site para saber mais detalhes sobre os diferenciais de ensino dos Colégios da Rede Marista!