Nossas Notícias

Protagonismo e diálogo: simulação das Nações Unidas reúne estudantes do RS, Brasília e Sinop (MT)

06/09/2021
Projetos
Idealizado por estudantes do Ensino Médio, evento online promoverá debates sobre temas inspirados no contexto geopolítico e nacional

​​​

Em outubro, promoveremos um novo projeto em rede que incentiva o protagonismo juvenil. Idealizada a partir da iniciativa dos próprios estudantes, a Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma) irá convidar alunos de 20 Colégios da Rede Marista do Rio Grande do Sul, Brasília e Sinop (MT) para dois dias de debates online sobre temas inspirados no contexto geopolítico e nacional. O evento ocorrerá por meio da plataforma Teams em 15 e 16/10. As vagas estão abertas para estudantes do Ensino Médio, que podem se inscrever neste link até o dia 14/9. São esperados cerca de 400 participantes.

Os debates serão realizados em 17 comitês distintos, abordando assuntos que vão desde crises humanitárias até o incentivo ao esporte paraolímpico. Os estudantes atuarão como delegados de organizações nacionais e internacionais, buscando encontrar soluções para as problemáticas propostas. Além de proporcionar momentos de interação entre jovens de diferentes Colégios maristas, a iniciativa desenvolve habilidades importantes para o futuro dos participantes – as chamadas soft skills – como comunicação, argumentação, trabalho em equipe e resolução de problemas, bem como fornece ferramentas para impulsionar e acolher a diversidade de opiniões em diferentes atmosferas e espaços de diálogo.

Estudantes protagonistas desde a concepção do projeto

Sinuma_Binder_Laura_Frozi.png

Registro de conversa entre os jovens participantes. Na imagem, no sentido horário estão os estudantes Gabriel Binder, Laura Silveira e Gabriel Frozi.

A Sinuma surgiu com a ação de estudantes do Ensino Médio do Marista João Paulo II (de Brasília), que, inspirados nas experiências vividas em simulações realizadas na escola e em outras instituições de ensino, pensaram em construir uma proposta que reunisse outros Colégios da Rede Marista. “Durante a participação em um evento da Universidade de Brasília, começamos a imaginar como seria conhecer escolas maristas para debater e compartilhar o amor que temos por eventos como esses”, explica Laura Silveira, uma das idealizadoras do projeto.

“A realização da Sinuma é um sonho se tornando realidade”, afirma Gabriel Frozi, também responsável por elaborar a iniciativa. “O que mais nos motiva é a possibilidade de conectar estudantes maristas de diferentes lugares em um espaço de debate saudável e transformador”, declara. Para o assessor de área de Ciências Humanas dos Colégios da Rede Marista, Lucas Ribeiro, que acompanha os estudantes na estruturação do projeto, a Sinuma é a materialização do conceito de protagonismo, uma das premissas do nosso jeito de educar. “Não só o momento como um todo foi planejado por uma comissão organizadora formada por alunos, mas são também os jovens que participam e interagem nas simulações. Ou seja, é feito de estudante para estudante”, destaca.

Para além dos debates, o protagonismo juvenil também se consolida na mediação dos diálogos, já que cada comitê conta com uma mesa diretora, todas já selecionadas e compostas por estudantes de 16 Colégios maristas. Realizada ao longo do mês de setembro, a preparação inclui o treinamento dos participantes – tanto aqueles que atuarão como diretores quanto os delegados – e a elaboração de guias de estudo prévio. Os estudantes também podem se

inscrever para participar da agência de comunicação do evento, que possui um comitê específico e realiza a cobertura dos dois dias de debates. O objetivo é simular a atuação de profissionais da área, com atividades acompanhadas pela equipe da Assessoria de Comunicação e Marketing do Marista João Paulo II.

Incentivo à educação integral

​Iniciativas como a Sinuma também evidenciam outra premissa do nosso jeito de educar: a formação integral. O estudante Gabriel Binder, colega de Laura e de Frozi na comissão organizadora, destaca que participações em simulações de organismos nacionais e internacionais têm acrescentado muito em sua trajetória. “Em um debate como esse, não basta entender sobre o tema, é preciso estudar a política internacional do país que você represe​nta e a dos seus colegas de comitê, além de ir atrás dos aspectos históricos, geográficos e econômicos da temática”, esclarece. Ele acredita que, ao proporcionar um formato dinâmico de estudo, a proposta amplia as aprendizagens: “abre-se um leque não só para adquirir um gosto maior pelo estudo, mas, inclusive, para entender o papel e a importância da educação na sociedade”.

Como educador, Ribeiro concorda. Segundo ele, a Sinuma é uma oportunidade ímpar para que os estudantes do Ensino Médio possam aprofundar aprendizagens e compartilhar saberes entre os colegas de diversos Colégios. “Nesse espaço privilegiado, os jovens podem encontrar um terreno fértil para desenvolver e aplicar várias habilidades e competências importantes para a sua formação como um cidadão”, pontua.

Eventos em rede: novas partilhas de saberes durante o segundo semestre

A Sinuma irá se somar a outros projetos que tradicionalmente movimentam estudantes e educandos dos nossos Colégios e Unidades Sociais. Nos próximos meses, eventos como o Festival Marista de Robótica, Mostra Marista de Iniciação Científica e Mostra Marista de Artes terão atividades realizadas em novos formatos. Em 2020, eles não haviam sido realizados por conta da pandemia. Manteremos nossas comunidades escolares informadas sobre as datas e mais informações sobre os projetos.