Navegar para Cima

Nossas Notícias

Você já ouviu falar em "netiqueta"?

08/05/2020
Projetos
Considerando que o atual contexto está proporcionando um aumento significativo de atividades mediadas pela internet, é importante mantermos algumas atitudes adequadas para manter as boas relações, assim como fazemos no presencial físico.

A netiqueta é a junção de duas palavras “internet” + “etiqueta”, ou seja, a etiqueta na internet. Essa palavra diz respeito à algumas normas de comportamento para a boa comunicação online.

Considerando que o atual contexto está proporcionando um aumento significativo de atividades mediadas pela internet, é importante mantermos algumas atitudes adequadas para manter as boas relações, assim como fazemos no presencial físico. A seguir, listaremos algumas delas:

Escrita e relacionamento

  1. É importante que, mesmo na linguagem textual, nos espaços de diálogo se use saudações como “olá”, “bom dia”, “tudo bem?” e/ou despedidas “até logo”, “até a próxima” ... pois as palavras também transmitem afeto e tornam o ambiente mais agradável.
  2. Evite escrever textos EM CAIXA ALTA, ou mais conhecidas como LETRAS MAIÚSCULAS, pois na internet elas representam estar gritando.
  3. Em atividades síncronas como o bate-papo em que a escrita deve ser mais rápida, até pode-se usar abreviações (vc, td, d+...), contudo, nos espaços em que você tiver mais tempo pra escrever, como um texto pra entregar, recomenda-se manter as normas da escrita acadêmica, tanto no que diz respeito à formatação, quanto à língua portuguesa. 
  4. Assim como no presencial, os espaços online têm suas regras. Portanto, ao entrar num espaço procure ler as orientações postadas pelo seu professor e como será o funcionamento das atividades, tais como, prazos, formatação, materiais a serem consultados, etc.
  5. Para uma boa convivência é importante respeitar as diferentes opiniões e tratar os outros como gostaria de ser tratado.

Estudos

Para o bom aproveitamento das atividades online buscando qualificar as aprendizagens, é importante que o estudante desenvolva algumas atitudes:

  1. Organização do tempo e do espaço: estando em casa, há muitas distrações, mas é importante que procure definir os momentos de estudos de acordo com as aulas disponibilizadas pelo colégio. Além disso, procure um lugar propício para estudar que privilegie o silêncio e a concentração.
  2. Proatividade: fique atento à disponibilização das atividades no Marista Virtual 3.0 e a seus prazos. Não deixe tudo para o último momento, pois pode acumular e parecer que não darás conta.
  3. Cooperação: o espaço online possibilita interagir com professores e colegas de turma, cooperando entre todos para aprender uns com os outros enriquecendo o processo de aprendizagem. É interagindo com os colegas que você irá desenvolver melhor as suas habilidades.

Uso do Microsoft Teams

A plataforma utilizada para conversas por vídeo também necessita de alguns cuidados específicos:

  1. Cuide da aparência como se estivesse em uma aula presencial.
  2. Teste a câmera e o microfone antes de iniciar a atividade. 
  3. Fique atento ao que aparece no fundo, com cuidado para não expor sua intimidade ou enquadrar um espaço da casa com circulação de pessoas. 
  4. Coloque o microfone no mudo sempre que não estiver falando, para minimizar os ruídos ao fundo.
  5. Procure manter o ambiente propício para a concentração
  6. Caso esteja dividindo o ambiente com alguém, lembre-se de usar fones de ouvido.
  7. Enquanto estiver na atividade, não abra outros programas ou janelas sem a solicitação do educador, para evitar distrações.  

Gostou das dicas? Se tiver sugestões, comente abaixo.