Nossos Diferenciais

Robótica Educacional

​​​Iniciativa inovadora que insere a tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Juntos, estudantes e educadores constroem maquetes e robôs para solucionar situações-problema. Assim, é desenvolvido o raciocínio lógico, a criatividade, entre outras habilidades.

Robótica Curricular (5º ano EF)

A Robótica Educacional no currículo escolar articula os conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática com a programação e construção de robôs. Os estudantes adquirem habilidades práticas de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, enquanto trabalham os conteúdos nucleares destas duas áreas do conhecimento. Através do uso de kits de robótica e indústria especializada, eles projetam, montam e programam robôs para cumprir tarefas específicas ou desafios presentes no cotidiano.​

​​Robótica no Turno Integral​​

Na oficina do Turno Integral Mais Pio XII, os estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do EF aprendem, a partir da estratégia de resolução de problemas, utilizando o raciocínio lógico e aproximando-os de termos e conceitos oriundos da engenharia, possibilitando uma variedade ainda maior de vivências dentro da escola.

Equipes Representativas de Robótica Educacional

​FIRST Tech Challenge® (FTC) - Under Ctrl 14391: Ativa desde 2019, a equipe é composta por estudantes do 7º ao 9º ano EF. Nesta modalidade, os robôs são de porte médio, pesando entre 10kg e 15kg. A Under Ctrl participa anualmente de competições nacionais.​

FIRST Robotics Competition® (FRC) - Under Contol 1156: Com mais de 20 anos de história, a Under Control é formada por estudantes do Ensino Médio. Nesta modalidade, os robôs são de porte industrial (até 55kg e 1,5m de altura). A Under é a equipe ativa mais antiga do Brasil e participa anualmente da FIRST Robotics Competition, maior competição de robôs para o Ensino Médio do mundo, conquistando importantes prêmios internacionais. Em 2021, a equipe foi reconhecida como uma das três melhores equipes de robótica do mundo.

Robótica Extraclasse

Confira as​ modalidades extraclasse de Robótica Educacional.