Navegar para Cima

Nossos Diferenciais

Formação Continuada - Colégio Marista Rosário

Formação continuada para os educadores

​​Nosso Fundador, São Marcelino Champagnat, iniciou um trabalho dirigido a crianças e jovens por meio da educação, com uma pedagogia muito prática, focada na presença, na solidariedade e no aprender fazendo. A partir disso, e preocupados com iniciativas que respondam às demandas atuais da realidade, a busca pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar do Marista Rosário. Seja em Jornadas Pedagógicas ou em encontros formativos realizados ao longo de todo o ano, as propostas visam ampliar saberes promovendo momentos de estudo, capacitação e integração da equipe.

No início de cada semestre ocorrem edições da Integração de Novos Colaboradores, com foco na acolhida dos educadores e abordagens que vão da história do Instituto Marista a orientações técnicas e administrativas. 

Voltando o foco para as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um grupo de professores participa até novembro/2019 do curso de extensão Currículo e Itinerários Formativos para o Ensino Médio. Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ele é desenvolvido online, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, contando com aulas gravadas e ferramentas de interatividade para debates e fóruns.

Outras atividades previstas são treinamentos de prevenção e combate a incêndio para os funcionários, marcados em julho e agosto/2019, com demais ações que integram o programa Bem Cuidar, criado para fortalecer a cultura do cuidado na instituição. A primeira etapa foi composta por formações de primeiros socorros para professores, monitores, assistentes, além de parte dos estudantes do Ensino Médio. Nos próximos meses, a programação se intensifica. ​

Alguns desses treinamentos compõem o Programa Valorizando o Educador, destacado no prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS. 

Os educadores maristas também são incentivados a participar de cursos externos, seminários e congressos com foco na educação. Investir na formação continuada da equipe significa resgatar o saber dos educadores, ampliando conhecimentos, aprimorando habilidades e o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito.

​​O jeito marista de educar pressupõe o exercício da constante busca por práticas criativas e significativas que atendam às expectativas e necessidades do estudante/educando marista e de sua família, considerando sua realidade.​

Confira ​as iniciativas realizadas ao longo do ano.​