Nossos Diferenciais

Atuação em Rede - Colégio Marista Rosário

​​​​​ bannersmontagem-portal-1.jpg

Fundado na França, em 1817, por Marcelino Champagnat, o Instituto Marista está presente em mais de 80 países, atendendo em torno de 500 mil crianças, adolescentes e jovens nos cinco continentes.

Fruto de mais de 200 anos de atuação, a Rede Marista abrange 23 cidades, distribuídas no Rio Grande do Sul, em Brasília e nos seguintes estados da Região Amazônica: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima.

Somos reconhecidos pela trajetória trilhada na Educação Básica e no Ensino Superior, mas também exercemos nossa missão por meio de um representativo trabalho desenvolvido no âmbito da assistência social e da saúde.

Ao todo, são 18 Colégios pagos, oito escolas sociais gratuitas e nove Centros Sociais, além da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), do Hospital São Lucas (HSL) e o Instituto do Cérebro (Inscer).

Nossos números:

• 21.339 estudantes

• 8 escolas sociais

• 18 colégios

• 5.800 atendimentos gratuitos diariamente

• 9 Centros Sociais

• 3.415 educadores

• 19 representações estudantis

• 510 voluntários

• 1.133 aprovações no vestibular por ano

• 3.702 integrantes da Robótica

• 186 equipes esportivas

• 98 grupos de jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM)

Maristas no Brasil

Os primeiros Irmãos Maristas chegaram ao país em 15 de outubro de 1897, dispostos a dar continuidade ao projeto de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos, por meio da educação integral, da pedagogia da presença, do espírito de família e do amor ao trabalho. Estão no Rio Grande do Sul desde 1900 e na Região Amazônica, desde 1968.

Atualmente, o Brasil abriga mais de 30% da atuação marista no mundo e está organizada em três unidades administrativas. Além da Rede Marista, conta com o Grupo Marista e o Marista Centro-Norte, responsáveis pela presença nas demais regiões. As três Unidades se reúnem como associadas pela União Marista do Brasil (Umbrasil). Sediada em Brasília, é uma organização jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e que, baseada nos princípios e valores cristãos, representa, articula e potencializa a presença e a ação marista no Brasil.

Identidade o​rganizacional

Temos um jeito próprio de ser, pensar e agir. Nosso legado carrega a tradição de uma longa história, a força de ideais pertinentes até hoje, a beleza de um projeto de mundo permeado de esperança e fé. Somos parte de uma instituição confessional católica que surgiu pela coragem de um jovem camponês nascido na França. Conectada a uma missão global, a Rede Marista canonicamente é denominada como Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Somos presença e buscamos estar onde nossa missão se faz urgente, onde a vida clama, como foi desde o início.

Somos pessoas apaixonadas pela nossa missão.​

Carisma Marista

Nosso carisma possui três dimensões: Missão, Espiritualidade e Fraternidade.

Fazem parte da Missão o trabalho apostólico, a evangelização e a formação de bons cidadãos por meio da educação e da ação social.

A Espiritualidade é apostólica e mariana, ou seja, tem como características fundamentais o cultivo e a vivência de virtudes de Maria, e o sentido da presença de Deus nas realidades.

Já a Fraternidade é o nosso jeito de estar e de se relacionar com o mundo. É, também, o conjunto de valores vivenciados que identificam nossos empreendimentos.