Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias, no Colégio Marista Rosário. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral de nossos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.
Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, buscamos aliar a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e meio ambiente, ao despertar de talentos, sem perder de vista os diferentes jeitos de aprender.
Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o aluno marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, torne-se consciente e solidário, exerça a cidadania, enfrente cada desafios e, acima de tudo, seja protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.
Confira os principais diferenciais do Marista Rosário navegando no menu ao lado.
Nosso projeto educativo marista é pautado por onze princípios. Veja abaixo alguns deles:
Formação integral: a educação integral requer ampla visão da pessoa e de seu desenvolvimento que se traduz num processo formativo de subjetividades, de modos de ser sujeito, na sua integralidade e inteireza (do corpo, da mente, do coração e do espírito).
Cultura da solidariedade e da paz: no currículo, ela promove a participação em atividades que transcendem o âmbito dos interesses individuais, vivenciando a sensibilidade, a corresponsabilidade e a alteridade. Educamos na e para solidariedade acolhendo a diversidade, promovendo o diálogo, a amorosidade e o respeito.
Protagonismo: importante enquanto forma de posicionamento no mundo que possibilita que os sujeitos se assumam como capazes de conduzir processos individuais e coletivos.
Ética cristã: fundamenta o agir humano e as relações, propondo a construção do projeto de vida e favorecendo a formação de pessoas integradas e de esperança, com profundo sentido de responsabilidade social.
Currículo em movimento: permanece em contínua construção para a educação infantil, o ensino fundamental e médio, considerando as contribuições e conquistas sociais, culturais, políticas, econômicas, cientificas e educacionais.
Cidadania planetária: uma prática sociocultural que respeita a vida em toda a sua complexidade e diversidade, orientando para a construção da cidadania terrena e para a criação de um sentimento de pertença, de que somos partícipes de uma comunidade planetária.