Navegar para Cima

Nossos Diferenciais

Educamos para o bem - Colégio Marista Rosário

​​diferencial 2-educamos para o bem.JPG 

Incentivamos o estudante a refletir sobre seu papel no mundo por meio de momentos de formação onde crianças e jovens aprofundam temas como relações humanas, vivência de valores, avaliação de projetos pessoais e debates sobre temas ligados à valorização da vida e transformação social.

Destacamos abaixo algumas opções do projeto educativo trabalhadas no Colégio:

Projeto de vida: o cuidado consigo e com os outros, contemplando vocação, missão e solidariedade. Construir um projeto de vida significa sonhar, planejar e viver em um movimento dinâmico de construção e reconstrução, de estabelecimento de metas e revisão de objetivos, fundamentados em valores éticos e cristãos. Para tanto, é importante que o aluno conheça a si próprio, ao outro e aos contextos culturais, atuando ativamente de forma solidária no mundo. Colocar-se como protagonista da própria vida, analisando situações, tomando decisões, assumindo riscos, redimensionando suas projeções ou o propósito estabelecido.

Investigação: valorização da pergunta, da pesquisa e da sistematização de conhecimentos e saberes. Desenvolvimento de práticas cujo pressuposto é a problematização das realidades científicas, sociais, culturais ou naturais, e a construção de caminhos pessoais ou coletivos para a construção de novas habilidades ou novos usos de tecnologias. As alternativas didáticas incluem: a mediação, a contextualização, a recontextualização; as sequências didáticas; as aulas cujo pressuposto é a pergunta, a busca de informações, conceitos em materiais ou espaços diversificados, o uso de múltiplas linguagens, a reflexão e a tomada de decisão, que resultam em produções mais complexas.

Criação: ênfase na construção dos conhecimentos pela articulação dos saberes e das linguagens, na invenção e produção das artes, das ciências, das estéticas, das filosofias, dos discursos. A criação implica experiência sensível, deixar-se tocar, mover e comover. É um contínuo processo de aprendizagem de saberes, de produção em múltiplas linguagens, de construção de outras possibilidades de pensamento e representação que envolvem a compreensão e apropriação de diversos patrimônios naturais e culturais. Essas experiências qualificam os modos do sujeito ser e estar no mundo à medida que fomentam a expressão pessoal e coletiva dos estudantes por meio de projetos culturais, literários, artísticos, científicos e técnicos.

Entre as práticas, contamos com a Pastoral Juvenil Marista (PJM), composta por grupos de jovens que promovem a evangelização e a formação de lideranças por meio da convivência, da construção da consciência crítica, da solidariedade e da espiritualidade cristã e marista, e com Grupos de Voluntariado, que realizam ações sociais, contribuindo para a transformação de realidades.​