Nossos Diferenciais

Preparação para o futuro

​​​​​​​diferencial 6-futuro.jpg

Existimos pelas juventudes, compreendidas como fonte de renovação e esperança em nossa sociedade. No entanto, em meio a tantas mudanças de paradigmas, de jeitos de viver e conviver, é um desafio permanente traduzir esse ideal nas práticas escolares.

Além de ampliar a escuta e manter diálogo com os jovens, é preciso motivá-los a pensarem em seus projetos de vida, a refletirem sobre si mesmos e sobre o contexto onde circulam, estudam e atuam. Provocar a reflexão, contribuir na elaboração de questionamentos incentivando a busca de soluções e respostas é fundamental.

Buscando auxiliar em um passo importante que é a escolha profissional, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizamos iniciativas dedicadas aos estudantes com vivências em diferentes espaços do Campus, como Laboratórios, Museu de Ciências e Tecnologia, Parque Esportivo, TecnoPUC e Centros de Eventos.

Exemplo disso é o Programa de Pré-Graduação (Pré-Grad+), que permite vivenciar o mundo universitário ainda no Ensino Médio, com atividades inspiradas em modelos internacionais, por áreas de interesse, com carga horária total de 30 horas, e aulas durante as férias de inverno. Os cursos oferecidos na edição 2019 do Pré-Grad+, foram: Ciência do Chocolate – A receita por trás do sabor, Crimes de Morte – Investigação, perícia e processo penal, Influencers – Como fazer sucesso na internet, Mistérios da Natureza – A ciência no cotidiano, Negócios – Como fazer acontecer, Primeiros Socorros – Acidentes e procedimentos, Qualidade de Vida – Movimento, Saúde e Bem-estar, Robótica e Projetos Digitais – O futuro hoje e Universidade Forense – C.S.I. PUCRS.

Preparação para o Enem e vestibulares

Em nossa escola, a avaliação é um processo que compreende as provas como um recurso, entre tantos outros, para a verificação da aprendizagem. Muitos dos resultados obtidos pelos alunos são consequência de uma série de fatores, como a proposta pedagógica e a qualificação do corpo docente com investimentos em formação continuada. No Ensino Médio, o foco no Enem e Vestibulares envolve a carga horária ampliada, com 35 períodos semanais no 1º e 2º ano e 40 períodos no 3º ano, além da realização de simulados e suporte do projeto Hábitos de Estudo realizado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE).

Os conteúdos de sala de aula são trabalhados de forma interdisciplinar, por meio do Sistema Marista de Educação (material didático exclusivo), e promovemos ainda outras ações como simulados, palestras e orientação vocacional. O Marista Rosário também conta com o Sistema Marista de Avaliação (Sima), um exame em larga escala que verifica o processo educacional em diferentes dimensões e variados fatores influenciadores.