Conheça 4 plataformas online de aprendizagem

29/04/2021
Inovação
Estudantes do Ensino Fundamental e Médio possuem acesso a atividades envolvendo leitura, escrita e matemática

​​​Importante: a foto que ilustra esse conteúdo foi registrada antes da pandemia

Os avanços tecnológicos da última década mudaram a forma pela qual nos divertimos, nos alimentamos, nos locomovemos, nos relacionamos e aprendemos. No Marista Rosário, a tecnologia sempre foi um importante aporte pedagógico, que ganhou ainda mais força em 2020 e 2021, em função do ensino remoto. Agora, ela é o principal recurso didático dos professores.

Diante de uma rotina em que boa parte dos pais está trabalhando em home-office, a tecnologia entra como um recurso importante para apoiar as crianças e jovens nas atividades domiciliares.

Conheça um pouco mais sobre as ferramentas oferecidas pelo Colégio:

Elefante Letrado

Anualmente, estudantes dos Anos Iniciais EF participam do projeto Ciranda da Leitura, integrante do Programa Formação de Leitores do Colégio, no qual é solicitada a aquisição de livros para incentivar o gosto das crianças pela leitura. Mas em função da pandemia, a proposta teve que ser adaptada e se tornou online.

Buscando não onerar as famílias e evitar o deslocamento para a compra dos títulos em livrarias, desde 2020 as turmas do 1º ao 3º ano EF têm acesso à plataforma virtual Elefante Letrado. No site, cada estudante recebe um login de acesso, podendo ampliar seu repertório leitor em qualquer tempo. Lá estão reunidos um acervo de mais de 100 títulos, previamente homologados pelas equipes pedagógicas da escola. Além de desenvolver o hábito da leitura de uma forma divertida e inovadora nas crianças, as professoras conseguem acompanhar o desempenho das turmas em tempo real.

Matific

Desde abril de 2019, o 4º e 5º ano EF tem acesso a uma plataforma online interativa de matemática para potencializar o aprendizado no Componente Curricular. Em 2021, buscando beneficiar um maior número de estudantes, o acesso foi ampliado para as turmas do 1º, 2º, 3º e 6º ano do Ensino Fundamental.

A Matific é um complemento ao trabalho desenvolvido em sala de aula e conta com mais de 1.500 jogos que podem ser selecionados pelo professor de acordo com o planejamento das aulas. O conjunto de atividades gameficadas estimula os estudantes a solucionar problemas de forma autônoma, desenvolvendo o raciocínio lógico, a experimentação e a descoberta. Após, os educadores podem acessar os relatórios, acompanhar o desenvolvimento e, assim, avaliar as dificuldades de cada aluno e planejar as atividades de forma customizada. Todo o conteúdo está alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos livros didáticos adotados pelo Colégio.

Árvore Livros

Outra iniciativa que também faz parte do Programa Formação de Leitores do Colégio, é a Árvore Livros, na qual estudantes do 6º ano EF podem acessar mais de 30 mil títulos literários no computador, tablet ou smartphone em um ambiente gamificado que torna a leitura ainda mais divertida. A plataforma também oferece materiais de apoio e sequências didáticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os educadores, que também podem acompanhar os índices de leitura dos estudantes e das turmas.

Redação Nota 1000

Buscando facilitar, qualificar e ampliar a produção escrita, o Colégio desenvolve um projeto de produção textual​ com os estudantes do Ensino Médio. Trata-se da parceria com a plataforma Redação Nota 1000, a qual tem um suporte de tecnologia favorável e inovador para a avaliação textual e desenvolvimento da escrita. No atual contexto, sua utilização contribui com o desenvolvimento e acompanhamento das atividades online.

O site possibilita a postagem e o acompanhamento de tarefas de redação de cada estudante, acompanhamento de interações dos alunos com as suas atividades, acesso a mais de 400 temas de diversos gêneros textuais e diversos recursos: envio de redações manuscrita, colocação de comentários no texto, reescrita, relatório de desempenho detalhados dos estudantes e da turma.

Além disso, os rosarienses têm acesso ilimitado ao pacote da Microsoft Office, com aplicativos como Teams, Outlook e Skype, Word e Power Point. Saiba mais aqui.