Navegar para Cima

Notícias

#TemNaBiblio: Dicas de livros da semana - Parte 11

15/09/2021
Cultura
Confira as dicas da biblioteca dessa semana

​​​#TEMNABIBLIO. Confira a seguir, as dicas de livros da nossa Biblioteca para esta semana, inspiradas na cultura gaúcha.

Livro 1.jpgEsconderijos do tempo – Mario Quintana

Alguns dos mais belos poemas escritos pelo autor podem ser encontrados neste volume. À época de seu lançamento original, em 1980, o poeta parecia liberar-se definitivamente de todas as amarras, influências, compromissos, entregando-se por inteiro ao triunfo da imaginação como forma de questionar e enriquecer o real. Neste livro, é marcante a total dissociação de Quintana em relação a qualquer influência exercida sobre ele por outros mestres de sua geração modernista.

Dançar tango em Porto Alegre – Sergio Faraco

Livro 2.jpg

Obra de um autor que preza a palavra exata, a tensão contida e, sobretudo, os dramas internos do indivíduo, 'Dançar tango em Porto Alegre' mostra não pérolas, mas gemas cuidadosamente lapidadas da narrativa brasileira contemporânea, concentradas em três temas - o primeiro, contos desenvolvidos na paisagem rural fronteiriça do Rio Grande do Sul, em segundo lugar, narrativas sobre o trespassar da inocência infantil por fortes experiências emocionais e, por último, contos sobre o indivíduo que, melancólico e solitário, não se adapta ao espaço urbano.

Livro 3.jpgA mamãe é punk – Ana Cardoso

O que acontece quando saímos da zona de conforto da maternidade, aquela fase semitranquila em que as crianças fazem o que nós orientamos e correm para os nossos braços sempre que estão com algum problema? Treta. A adolescência é para os fortes. Para mães e pais com nervos de aço. Seu filho não quer conversar. O quarto parece ter sido devastado por um tsunami. Chora na hora de fazer uma tarefa da casa? Não sabe estudar sozinho? Quer ficar mais e mais no celular? Calma. Tá todo mundo na mesma. A culpa não é sua. Pelo menos não 100%. Respira fundo e vamos tentar entender juntas este caos chamado adolescência.

A casa das sete mulheres – Leticia WierzchowskiLivro 4.jpg

A Guerra dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a mais longa guerra civil do continente sul-americano. A guerra que se esperava curta começou a se prolongar e a vida daquelas sete mulheres confinadas na solidão do pampa começou a se transformar. O que não está nos livros de história sobre a mais longa guerra civil do continente está neste livro de Leticia Wierzchowski, um exercício totalizador sobre a violência da guerra e sua influência maléfica sobre o destino de homens e de mulheres. O livro deu origem à superprodução da Rede Globo. 

Livro 5.jpgColeção Reino Grande do Sul – R.S.Keller

Substituindo a realeza por prendas e peões, histórias clássicas como Cinderela, A Pequena Sereia e o Gato de Botas ganharam hábitos da tradição gaúcha misturados com a base das originais. Além disso, elas se passam em cidades do sul do Brasil, como Tramandaí e na Fronteira. O resultado é uma forma divertida de conhecer a cultura do Rio Grande do Sul, desde a sua gastronomia até a sua forma de falar, tanto que ao final do livro há um glossário explicando o significado de algumas palavras. A coleção é composta por quinze títulos e estão disponíveis na biblioteca. 

Qual destas aventuras literárias vai escolher? Você também pode conferir as dicas das semanas anteriores. Acessa aí: 

#TEMNABIBLIO I Parte 1

#TEMNABIBLIO I Parte 2

#TEMNABIBLIO I Parte 3

#TEMNABIBLIO I Parte 4

#TEMNABIBLIO I Parte 5

#TEMNABIBLIO I Parte 6

#TEMNABIBLIO I Parte 7

#TEMNABIBLIO I Parte 8

​#TEMNABIBLIO I Parte 9

Dúvidas ou mais informações sobre o nosso acervo, podem ser encaminhadas diretamente à Biblioteca, através do e-mail: [email protected] e/ou telefone: (55) 3220-6324.