Navegar para Cima

Notícias

Conheça as equipes vencedoras do Festival Marista de Robótica 2021

28/12/2021
Inovação
Realizado em formato online, evento desafiou os estudantes a partir do tema Engenharia da Empatia

​​Estão definidas as equipes vencedoras do Festival Marista de Robótica 2021, que reuniu estudantes e educandos de 11 unidades maristas em atividades on-line entre os dias 19/10 e 18/11. A partir do tema Engenharia da Empatia, os participantes foram desafiados a construir um robô físico que integrasse objetos técnicos e humanismo, sempre respeitando os três eixos da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Confira as equipes vencedoras:

Equipe - Categoria IniciantePremiaçãoEquipe - Categoria Avançado
Witchers | Marista Santo ÂngeloPesquisaRebanho de Nerds 2.0 | Marista Rosário
Under Control | Marista Pio XIIDesignDelta T | Marista São Francisco
Tigers | Marista Santo ÂngeloEmpreendedorismoOs Guri do Cesmar | Cesmar
ACME |Marista São FranciscoEngenhariaCurto Circuito |Marista Champagnat
Cavalaria | Marista São LuísCriatividade e InovaçãoHAL 9000 |Marista Maria Imaculada
Ghost Builders | Marista IpanemaImpacto SocialOs Guri do Cesmar | Cesmar
Cavalaria | Marista São LuísProjeto Destaque
Rebanho de Nerds 2.0 | Marista Rosário

Evento tradicional do nosso calendário, o Festival Marista de Robótica contou, neste ano, com um dos quatro desafios que costumeiramente são realizados durante as edições presenciais. Intitulada Desafio de Robôs, a atividade mobiliza as equipes para desenvolverem projetos que conectem tecnologia e humanismo, ou seja, robôs que possam proporcionar a empatia envolvendo componentes como afeto, cognição e emoção. A proposta ocorreu em função da pandemia de covid-19, possibilitando que o Festival ocorresse a distância.

No Marista São Francisco, a equipe do 6º ano do Ensino Fundamental - ACME ficou com o prêmio de Engenharia, na categoria iniciante, com o projeto da horta automatizada Marista que identifica a umidade do solo e a necessidade de enviar água para as plantas. A equipe do Ensino Médio – Delta T ficou com o prêmio de Design, na categoria avançado, com o projeto do sistema de reconhecimento facial, onde o dispositivo identifica as emoções. As equipes foram premiadas com troféu e um presente exclusivo da Rede Marista. 

IMG_6474.jpg

As tecnologias no contexto educacional

Em nossos espaços educativos, buscamos alternativas para tornar a inserção do estudo de tecnologias cada vez mais presente no currículo de estudantes e educandos, a fim de aproximá-los das transformações de comportamento e formas de pensar da sociedade contemporânea. Com os projetos e iniciativas propostos no cotidiano escolar, os estudantes experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades oferecidas pelos dispositivos e gadgets ampliam as formas de criar, cocriar e aprender.