Navegar para Cima

Notícias

Criatividade e exploração do mundo

30/05/2019
Educação
Estimular, ouvir e mediar compõem a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento, aprendizagem.

Os primeiros anos da vida escolar constituem um tempo fundamental para o desenvolvimento social, cultural, da autonomia e solidariedade. De modo especial na Educação Infantil, os estudantes trazem consigo a curiosidade, inquietação e experiências como a forma de pensar o mundo e a eles mesmos.

Um dos objetivos do Marista São Francisco, para esta etapa, é proporcionar uma formação integral, em um ambiente acolhedor onde a criança sinta-se à vontade para se expressar, conviver e, acima de tudo, ser ouvida. O educador tem um papel essencial na constituição deste espaçotempo, sempre atento às curiosidades e falas dos estudantes, valorizando seu olhar e sentimentos. O planejamento das propostas, que nasce nessa relação, constitui uma atuação ativa e transformadora a partir do interesse dos estudantes. Projetar o cotidiano junto com as crianças e a premissa da proposta pedagógica.

_MG_0200.jpg

As relações, curiosidades e expressões de cada estudante constituem a base da ação educativa. Através desses elementos, o professor auxilia e instiga a formulação de hipóteses, diálogos e confrontos com diferentes pontos de vista. A construção do currículo tem como centro a criança; sua construção, inevitavelmente, passa por sua forma de expressão e percepção.

Estimular, ouvir e mediar compõem a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento, aprendizagem para uma educação integral e cada vez mais agradável para os estudantes. As investigações com as crianças legitimam o quanto o protagonismo infantil estimula o cotidiano, proporcionando um aprendizado significativo, através dos questionamentos e provocações do grupo.