Navegar para Cima

Notícias

Protagonismo e diálogo: simulação das Nações Unidas reúne estudantes do RS, Brasília e Sinop (MT)

10/09/2021
Liderança
Idealizado por estudantes do Ensino Médio, evento online promoverá debates sobre temas inspirados no contexto geopolítico e nacional

​​​​​

Em outubro, promoveremos um novo projeto em rede que incentiva o protagonismo juvenil. Idealizada a partir da iniciativa dos próprios estudantes, a Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma) irá convidar alunos de 20 Colégios da Rede Marista do Rio Grande do Sul, Brasília e Sinop (MT) para dois dias de debates online sobre temas inspirados no contexto geopolítico e nacional. O evento ocorrerá por meio da plataforma Teams em 15 e 16/10. As vagas estão abertas para estudantes do Ensino Médio, que podem se inscrever neste link até o dia 14/9. São esperados cerca de 400 participantes. 

Os debates serão realizados em 17 comitês distintos, abordando assuntos que vão desde crises humanitárias até o incentivo ao esporte paraolímpico. Os estudantes atuarão como delegados de organizações nacionais e internacionais, buscando encontrar soluções para as problemáticas propostas. Além de proporcionar momentos de interação entre jovens de diferentes Colégios maristas, a iniciativa desenvolve habilidades importantes para o futuro dos participantes – as chamadas soft skills – como comunicação, argumentação, trabalho em equipe e resolução de problemas, bem como fornece ferramentas para impulsionar e acolher a diversidade de opiniões em diferentes atmosferas e espaços de diálogo.  

Estudantes protagonistas desde a concepção do projeto  

A Sinuma surgiu com a ação de estudantes do Ensino Médio do Marista João Paulo II (de Brasília), que, inspirados nas experiências vividas em simulações realizadas na escola e em outras instituições de ensino, pensaram em construir uma proposta que reunisse outros Colégios da Rede Marista. “Durante a participação em um evento da Universidade de Brasília, começamos a imaginar como seria conhecer escolas maristas para debater e compartilhar o amor que temos por eventos como esses", explica Laura Silveira, uma das idealizadoras do projeto.  

“A realização da Sinuma é um sonho se tornando realidade", afirma Gabriel Frozi, também responsável por elaborar a iniciativa. “O que mais nos motiva é a possibilidade de conectar estudantes maristas de diferentes lugares em um espaço de debate saudável e transformador", declara. Para o assessor de área de Ciências Humanas dos Colégios da Rede Marista, Lucas Ribeiro, que acompanha os estudantes na estruturação do projeto, a Sinuma é a materialização do conceito de protagonismo, uma das premissas do nosso jeito de educar. “Não só o momento como um todo foi planejado por uma comissão organizadora formada por alunos, mas são também os jovens que participam e interagem nas simulações. Ou seja, é feito de estudante para estudante", destaca.  

Para além dos debates, o protagonismo juvenil também se consolida na mediação dos diálogos, já que cada comitê conta com uma mesa diretora, todas já selecionadas e compostas por estudantes de 16 Colégios maristas. Realizada ao longo do mês de setembro, a preparação inclui o treinamento dos participantes – tanto aqueles que atuarão como diretores quanto os delegados – e a elaboração de guias de estudo prévio. Os estudantes também podem se inscrever para participar da agência de comunicação do evento, que possui um comitê específico e realiza a cobertura dos dois dias de debates. O objetivo é simular a atuação de profissionais da área, com atividades acompanhadas pela equipe da Assessoria de Comunicação e Marketing do Marista João Paulo II.  

Incentivo à educação integral 

Iniciativas como a Sinuma também evidenciam outra premissa do nosso jeito de educar: a formação integral. O estudante Gabriel Binder, colega de Laura e de Frozi na comissão organizadora, destaca que participações em simulações de organismos nacionais e internacionais têm acrescentado muito em sua trajetória. “Em um debate como esse, não basta entender sobre o tema, é preciso estudar a política internacional do país que você representa e a dos seus colegas de comitê, além de ir atrás dos aspectos históricos, geográficos e econômicos da temática", esclarece. Ele acredita que, ao proporcionar um formato dinâmico de estudo, a proposta amplia as aprendizagens: “abre-se um leque não só para adquirir um gosto maior pelo estudo, mas, inclusive, para entender o papel e a importância da educação na sociedade".  

Em nosso colégio, a estudante Carolina Mattos, aprovada para fazer parte da mesa diretora do Sinuma, também vê no projeto uma forma de ampliar sua visão de mundo. “Esta será uma ótima experiência para conhecer os outros estudantes e educadores da rede, além do exercício de trabalhar em equipe tratando de temas tão importantes e atuais no planeta. Penso em estudar Relações Internacionais e acredito que o Sinuma vai me ajudar em minha escolha profissional".

Como educador, Ribeiro concorda. Segundo ele, a Sinuma é uma oportunidade ímpar para que os estudantes do Ensino Médio possam aprofundar aprendizagens e compartilhar saberes entre os colegas de diversos Colégios. “Nesse espaço privilegiado, os jovens podem encontrar um terreno fértil para desenvolver e aplicar várias habilidades e competências importantes para a sua formação como um cidadão", pontua.  

Juliana Manczak, coordenadora pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio no Marista São Francisco reforça que a Sinuma é uma ótima oportunidade para os estudantes desenvolverem e aprimorarem habilidades de comunicação, mediação, argumentação e liderança. “Analisando pelo viés educacional, o projeto corrobora a proposta pedagógica Marista, que estimula o raciocínio crítico, a preocupação com nossa casa comum e a importância do olhar empático para a diversidade das necessidades globais." ​​

Eventos em rede: novas partilhas de saberes durante o segundo semestre 

A Sinuma irá se somar a outros projetos que tradicionalmente movimentam estudantes e educandos dos nossos Colégios e Unidades Sociais. Nos próximos meses, eventos como o Festival Marista de Robótica, Mostra Marista de Iniciação Científica, Mostra Marista de Artes e Maristão terão atividades realizadas em novos formatos. Em 2020, eles não haviam sido realizados por conta da pandemia. Manteremos nossas comunidades escolares informadas sobre as datas e mais informações sobre os projetos.  

​