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Potencializar os espaços educativos

28/06/2019
Educação
A partir de agosto, as salas de aula da Educação Infantil serão atualizadas. O mobiliário é pensado para o desenvolvimento da Proposta Pedagógica Marista.

Desde 2016, o Marista São Francisco vem realizando intervenções em sua estrutura, buscando proporcionar espaços cada vez mais favoráveis ao aprendizado, priorizando as salas de aula. Tais melhorias fazem parte do Planejamento Estratégico (2016-2022), integrando o projeto Plano Diretor, que busca reestruturar os espaços físicos, a fim de melhorar os serviços prestados à comunidade educativa.

A implementação das Diretrizes da Educação Infantil é um projeto estratégico que vem sendo desenvolvido – a primeira etapa teve como foco a capacitação dos professores. Em parceria com a PUC-RS, foi realizado um curso de especialização. Compreendemos que o professor é fundamental para a consolidação desta proposta.

Para o início do segundo semestre deste ano, está prevista mais uma etapa do projeto, a substituição do mobiliário da Educação Infantil, bem como um refeitório para os estudantes, deste segmento, realizarem o lanche. Estas melhorias estão gradativamente sendo implementadas com o objetivo de adaptarmos nossos espaços às necessidades dos estudantes e potencializar a Proposta Pedagógica Marista.

Nos dias 25, 26 e 27 junho, a direção do colégio, coordenação pedagógica e professoras da Educação Infantil apresentaram as novidades que farão parte da rotina escolar, a partir de agosto. Na ocasião, os pais conheceram a estrutura física e como irá interagir com a proposta pedagógica.

O novo mobiliário foi desenvolvido com a finalidade de possibilitar um aprendizado interativo, apropriado à faixa etária das crianças, favorecendo os agrupamentos e com a possibilidade de adaptar-se ao contexto dos projetos que estarão em construção. Flexibilidade, adaptação e potencialização dos projetos pedagógicos são palavras chave deste conceito de sala de aula.

Atualizar os ambientes educativos é reflexo da visão sobre educação, que contempla aspectos inovadores e formação integral, conectando a tradição de uma educação evangelizadora ao compromisso de inovação constante. Os investimentos em novos conceitos de espaçotempos vão ao encontro dos apelos contemporâneos das infâncias, valorizando os ambientes como parte essencial do processo de ensino-aprendizagem.