Nossos espaços

​Os espaços físicos que compõem um ambiente escolar não são neutros. São permeados por significados que contribuem para a construção da aprendizagem e para o cultivo de relações saudáveis. O ambiente revela nossa intencionalidade pedagógica: há um currículo em movimento que se manifesta nos espaçotempos e arquiteturas escolares, por onde circulam conteúdos, experiências, aprendizagens, culturas e afetos.

Além dos espaços de aula, todos climatizados, favoráveis ao desenvolvimento dos estudantes, o Colégio possui ambientes diferenciados:

Salas de aula exclusivas para o Ensino Médio: No Ensino Médio são 8 salas novas que estão alinhadas às diretrizes de ambientes da rede marista. O formato das salas e o mobiliário favorecem a flexibilidade, a criatividade e a conectividade. As paredes, revestidas com películas próprias para a escrita, possibilitam ao professor explorar todos os espaços das salas, facilitando a interação de estudantes e educadores com os conteúdos.

• Salas exclusivas para Educação Infantil e 1º ano EF: As salas de aula da educação infantil receberam novidades nos seus espaços de aprendizagem. Agora, elas contam com um novo mobiliário que amplia as possibilidades de exploração, favorecendo as estratégias de agrupamentos, assim como o acesso as diferentes materialidades. Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental receberam as novas salas de aula projetadas para possibilitar o aprendizado interativo apropriadas para a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Além disso, o mobiliário é próprio para as crianças favorecendo o processo de aprendizagem durante o desenvolvimento dos projetos pedagógicos.

• Salas de aula novas para o 2º, 5º, 6º e 9º ano EF, e todo o EM (gradativamente, todas as salas de aula serão reformuladas): O 2º ano e 6º ano do Ensino Fundamental também contam com salas novas. Os espaços contêm mobiliário moderno, composto por mesas com rodízio, que facilitam a mobilidade, e cadeiras que seguem um padrão ergométrico, proporcionando mais conforto e bem-estar aos estudantes.

• Sistema Multimídia em todas as salas de aula e Apple TV nas salas do 2º, 5º, 6º e 9º ano do EF e nos três anos do Ensino Médio

• Ginásio de esportes: O Ginásio de Esportes contempla as mais diversas atividades, dentro da disciplina de Educação Física, como também nas atividades extraclasse dos estudantes, como futsal, handball e basquete.

• Cantina Santa Clara: com amplo espaço para lanches e refeições. Os cardápios da cantina são elaborados com base em cálculos dietéticos de forma a atender as necessidades nutricionais dos alunos, objetivando uma alimentação adequada e saudável. A Cantina conta com o trabalho de uma Nutricionista para dar um suporte diferenciado à alimentação e saúde dos estudantes. Todos os alimentos e refeições ofertadas são controladas e planejadas, estando em acordo com a Lei 15216 que dispõe sobre a promoção da alimentação saudável e proíbe a comercialização de produtos que colaborem para a obesidade, diabetes, hipertensão, em cantinas e similares instalados em escolas públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul.

• Biblioteca com acervo atualizado: Como incentivo à formação de leitores, as turmas contam com horários semanais de visita à Biblioteca, além da leitura em sala de aula e da hora do conto. Projetos como a Ciranda de Histórias aproximam as crianças da Literatura, ampliando seu repertório, por meio do contato com diferentes gêneros textuais, obras e autores. Também é realizado no Marista São Francisco, uma vez ao mês, a biblioteca no pátio, um espaço criado no pátio da escola para que os estudantes possam realizar a leitura dos livros durante o intervalo da aula, otimizando nosso ambiente escolar, e agregando maiores oportunidades de incentivo à leitura.

​• Laboratório de Robótica Educacional e Laboratório de Tecnologias Educacionais: No Laboratório de Tecnologias, computadores, notebook e impressora 3D fazem parte dos equipamentos. Na parte de Robótica, kits Lego; Arduino Mega, e estruturais Atto fazem parte das peças. Além disso, controladores e peças metálicas também fazem a composição da sala. O Laboratório funciona como recurso de apoio para as práticas pedagogias da sala de aula, atendendo os estudantes desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Neste espaço também são realizadas as aulas da Robótica Extraclasse, que começa com os estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental e vai até o 3º ano do Ensino Médio.

• Laboratório de Ciências: Atende todos os estudantes, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar a construção do conhecimento por meio da vivência da experimentação. O ambiente conta com diversos equipamentos para auxiliar nas aulas, que vão de destilador e estufa, até microscópios e balança. O Laboratório de Ciências também possui esqueleto humano, modelos de células, pirâmide alimentar, jogos educativos, planetário, e mais de 30 equipamentos que fazem parte das aulas de ciências, biologia e química. Também, para as aulas de física e matemática, conta com kits de eletricidade, magnetismo, eletromagnetismo, plano inclinado, calorímetros e multímetros, e diferentes outros equipamentos.

​• Sala Juventudes: A Sala Juventudes é um espaço de democracia, integração, pluralidade de pessoas e desenvolvimento integral de potencialidades e dimensões de crianças e jovens. É um espaço que escuta todos os grupos representativos do Colégio – PJM, GESF, Clima, Voluntariado e Pequenos Irmãos de Maria.

• Amplo Pátio com 4.400 metros quadrados. ​