Navegar para Cima

Nossas Notícias

7 atividades para manter o corpo em movimento

13/04/2020
Projetos
Famílias devem estar atentas à importância da atividade física durante o período de isolamento

​​​Durante o período de isolamento, é importante que crianças e jovens não fiquem parados na maior parte do tempo, tampouco somente conectadas a dispositivos móveis, computadores ou TV’s. A movimentação auxilia na manutenção do condicionamento físico e está diretamente atrelada ao desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes.

Depois de separar dicas de brincadeiras gerais para fazer em casa, preparamos algumas sugestões específicas para que famílias e estudantes possam manter o corpo em movimento e se divertir ao mesmo tempo. Dessa forma, quando a suspensão das aulas presenciais acabar, nossos protagonistas estarão aptos a retornar aos pátios, brinquedotecas, quadras e demais ambientes maristas para a prática esportiva.

As propostas de atividades foram pensadas para serem desenvolvidas dentro de casa e podem ser adequadas conforme o espaço disponível em seu lar. Durante esse período, quem sabe rever a disposição dos móveis, de repente colocar aquela mesa de centro para um canto da sala? Depois ela poderá voltar ao lugar, mas por enquanto teremos mais espaço para diversão e aprendizado.

Confira a seguir nossas dicas!

1. Caça ao objeto​​ 

​​ Texto auxiliar da imagem

Encontrar objetos escondidos são uma forma de estimular o movimento das crianças


Será que os estudantes sabem onde encontrar todos os itens em suas casas? Em um tempo pré-determinado, desafie-os para uma caça a objetos específicos, incentivando não apenas a movimentação pelos cômodos, mas também o senso de responsabilidade sobre os pertences.

2. Tarefas dançantes

​​ Texto auxiliar da imagem

Realizar tarefas traz senso de responsabilidade, participação e pode ser feita com música

Desde cedo é fundamental conscientizar crianças e jovens acerca da importância de participar das tarefas domésticas. Com músicas animadas que sejam do gosto dos estudantes, proponha atividades leves, como arrumar a cama ou organizar os brinquedos e materiais. Prepare previamente a lista de atividades e envolva seus filhos a organização da casa. Para tornar a atividade ainda mais interessante, que tal fazer uma playlist com diferentes ritmos?

3. Dança

​​ Texto auxiliar da imagem

A família toda pode participar dessa atividade divertida e importante.​


Ainda com o som ligado, reúna o grupo para assistir uma aula de dança para crianças no YouTube, na qual elas são desafiadas a replicar os movimentos que aparecem na tela. Dica, fique de olho nos desenhos que elas mais gostam! Clique aqui e veja um exemplo.

4. Bola de meia

​​ Texto auxiliar da imagem

Bolas de meia são uma ótima opção ecológica e reutilizável.


Convide a galera para fazer algumas bolas de meia, de diferentes tamanhos e pesos. Separando ao menos uma bola por pessoa, jogue para cima, desafiando cada um a cuidar para mantê-las no ar. Se achar interessante, remova subitamente um dos participantes da brincadeira, motivando os demais a não deixarem cair a bola de meia de quem saiu, estimulando a cooperação.

5. Estátua

​​ Texto auxiliar da imagem

Brincar de estátua pode ser um ótimo exercício


A gente gosta muito de dançar, então trouxemos mais uma dica com música. Prepare uma playlist animada e chame todo mundo para realizar seus melhores passos de dança enquanto cada canção estiver tocando. Quando a música parar, todos devem permanecer imóveis. Quem se mexer vai ter que esperar a próxima rodada!

6. Mímica

​​ Texto auxiliar da imagem

O jogo de mímica ainda pode ser um ótimo passatempo para a família toda


A família toda pode se divertir com essa brincadeira. Em pedaços de papel, escreva nomes de filmes, pessoas famosas, desenhos animados ou animais. Um participante de cada vez sorteia um dos papeizinhos e encena o que estiver escrito (apenas por gestos). O restante do grupo tentará adivinhar e para dar mais emoção é bom estipular um tempo (1 minuto, por exemplo). Abuse da criatividade tanto para fazer os gestos quanto para chutar possíveis respostas. 

7. Corrida de saco

​​ Texto auxiliar da imagem

Corrida de saco pode ser feito no quintal de casa ou em áreas de convivência do condomínio​


Utilizando sacos de tecido, estopa ou qualquer material que chegue até o quadril, desafie as crianças para uma corrida curta (ida e volta) dentro de um espaço amplo, como a área de lazer do prédio ou casa, por exemplo.

Ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade e possibilita o movimento corporal, jogos são importantes meios de perceber e aceitar as possibilidades de ganhar e perder. Essa é uma importante reflexão a se fazer com as crianças durante as brincadeiras.

Gostou das atividades sugeridas? Fique à vontade para criar outras brincadeiras e construir junto com as crianças as regras do jogo. Isso faz parte do aprendizado!

Compartilhe como foram as brincadeiras na sua casa, postando com nossa hashtag #MaristaemCasa.