Navegar para Cima

Nossas Notícias

Como otimizar os estudos a partir de fontes confiáveis

27/04/2020
Projetos
Canais auxiliam a complementar o aprendizado construído na rotina escolar

​​​​Recentemente falamos sobre um tema que vem ganhando cada vez mais relevância atualmente: a disseminação das fake News. Seguindo na linha de valorizar a credibilidade da informação e assim promover o compartilhamento de conteúdo de maneira responsável, nos voltamos agora à escolha de fontes confiáveis para estudo.

Evidentemente, nada substitui a figura do professor no dia a dia escolar, bem como do material didático, principais guias do processo de aprendizagem. No entanto, é inevitável reconhecer o papel que a internet assumiu dentro do universo educativo, sobretudo por sua facilidade de consulta. Por isso, separamos algumas dicas de portais que ajudam a explorar os conteúdos trabalhados no dia a dia. Clique no título de cada plataforma e acesse:

Fisica.Net

Como o próprio nome sugere, esse canal apresenta uma série de conteúdos sobre os mais variados campos da Física: Moderna, Quântica, Nuclear etc. Conta ainda com especiais sobre a história da Física, aspectos da profissão de físico e exercícios voltados à preparação para exames universitários.

Science Vlog Brasil

O SVBR é um selo que atesta a qualidade cientifica de canais de divulgação cientifica no YouTube, uma das principais ferramentas de busca por conteúdo no mundo. São mais de 61 canais que seguem os critérios definidos pelos especialistas da organização.

Ciência Hoje

O portal é um canal do Instituto Ciência Hoje, que mantém estreito vínculo com a comunidade científica e que também realiza ações junto ao público jovem. No site, um dos temas atuais com maior aprofundamento é o próprio coronavírus (covid-19) e seu impacto como um todo.

Só Biologia, Só Português, Só Geografia, Só Matemática, Só História, Só Literatura e outros

Essa rede de canais sobre os componentes curriculares traz uma série de conteúdos gratuitos abertos à comunidade. Conta com diversos formatos: textos, jogos e exercícios.

Quiprocura

Site que se propõe a ofertar conteúdos de Química, contando com textos, vídeos, figuras, biografias e os mais diversos materiais para estudo de misturas e ligações químicas, elementos da tabela periódica etc.

The World Factbook

Esse é um portal da Central de Inteligência Americana (CIA) que permite ao usuário buscar informações gerais (história, economia, energia, geografia etc.) sobre qualquer um dos 267 países do mundo. Cada nação conta com um vasto acervo para consulta, porém os dados estão disponíveis somente em inglês, espanhol, francês e outras línguas que não o português.​

Academia.Edu

É um dos maiores acervos acadêmicos do mundo. São mais de 25 milhões de artigos sobre os mais diversos temas, publicados por estudantes e professores de mais 15 mil instituições de ensino. A navegação do site é em inglês, porém os conteúdos à disposição são de vários lugares do mundo.

Gostou do conteúdo? Deixe suas sugestões e comentários e confira mais conteúdos em #MaristaEmCasa​.​