Nossas Notícias

Tecnologia, pesquisa, arte e muita integração em nossos eventos de rede

06/09/2018
Institucional
Reunindo nossos Colégios e Unidades Sociais, o Festival de Robótica Educacional, a Mostra de Iniciação Científica e a Mostra de Arte mobilizarão cerca de 3 mil estudantes e educadores.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Tecnologia, pesquisa e manifestações artísticas fazem parte dos três eventos de rede que marcam o segundo semestre dos nossos estudantes e educadores. Ao longo de dois dias, 18 e 19/9, terça e quarta-feira,​ realizaremos de forma simultânea o Festival Marista de Robótica Educacional​, um dos maiores do evento do segmento no País, a 3ª edição da Mostra Marista de Iniciação Científica e a Mostra Marista de Arte, ​promovida pela primeira vez.

As atividades ocorrerão nos Prédios 40 e 41 da PUCRS, em Porto Alegre. A estimativa é receber cerca de 3 mil participantes de instituições de Educação Básica e de Ensino Superior (públicas e privadas) de todo o Estado e de Brasília, Santa Catarina, Pernambuco e Chile​. Paralelamente, a Universidade sediará o Open Campus, evento preparado para os jovens conhecerem mais sobre o mundo acadêmico.

FESTIVAL MARISTA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL

CARROSSEL-EVENTOS-06.png

Consolidado após 10 anos de realização e com o status de maior encontro do segmento no País em número de equipes, nosso Festival de Robótica Educacional retorna em 2018 em franca expansão.

São esperados 1,5 mil estudantes e educadores para protagonizar pesquisas e desafios sobre o tema Tabela Periódica dos Elementos Químicos, mesma temática que será abordada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019.

Nesta edição, 136 equipes com integrantes do 1º ano EF até o 3º ano EM de 53 instituições de ensino público e privado se inscreveram para participar de algum ​dos quatro desafios que compõem a programação do encontro: Desafio de RobôsDesafio de Drones, Cidade-Laboratório e Incubando Ideias.

​MOSTRA MARISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CARROSSEL-EVENTOS-07.png

O prazer da descoberta e da experimentação que a construção do conhecimento científico proporciona desperta um cidadão questionador e crítico, capaz de relacionar saberes e redescobrir a aplicação das teorias no cotidiano.

Em nossos Colégios e Unidades Sociais, essa prática é incentivada diariamente e, desde 2016, organizamos a Mostra Marista de Iniciação Científica, voltada para estudantes do 6º ano EF ao Ensino Médio.

Nesta 3ª edição, que ocorre no dia 18/9, selecionamos como tema quatro grandes pensadores da história para inspirar pesquisas nas quatro áreas do conhecimento. São eles: Ada Lovelace (1815-1852), René Descartes (1596-1650), Marie Curie (1867-1934) e Leonardo da Vinci (1452-1519).

MOSTRA MARISTA DE ARTE

CARROSSEL-EVENTOS-05.png

​Valorizar as produções artísticas individuais e coletivas dos nossos estudantes e educandos é o principal objetivo da Mostra Marista de Arte, realizada de forma inédita. Ao todo, 137 projetos serão expostos, entre quadros, esculturas, fotografias, colagens, desenhos, arte digital e cinema. Além disso, haverá apresentações ao vivo de: música, canto coral, teatro e dança.

A ideia é que o evento represente um espaço de aprendizagem e transformação, envolvendo diferentes manifestações culturais, que abram caminho para subjetividades, talentos e técnicas.

A programação também contempla oficinas de desenho e pintura, oferecidas em parceria com a empresa de materiais escolares Tris, por meio do projeto Escola Criativa. ​​​