Nossas Notícias

Como manter a rotina das crianças em casa

30/03/2020
Projetos
A necessidade de ficar em casa tem adaptado o cotidiano das famílias e sensíveis a esse novo modo de interação preparamos algumas sugestões para contribuir com essa etapa respeitando os percursos de aprendizagem das crianças.

​​​​​​A necessidade de ficar em casa tem adaptado o cotidiano das famílias e sensíveis a esse novo modo de interação, durante o período de reclusão devido ao coronavírus (covid-19), preparamos algumas sugestões para contribuir com essa etapa respeitando os percursos de aprendizagem das crianças.

É importante por exemplo, que crianças acessem as atividades propostas relembrando algumas cenas do cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, vivam experiências significativas na interação com a família que também fortalecem a autonomia e protagonismo infantil.

rotina_higiene.jpg
Manter horários fixos para higiene das crianças é muito importante na rotina.

Mesmo em casa, é importante manter os horários de acordar/dormir, fazer a higiene (especialmente, a higienização das mãos), realizar as refeições e as atividades escolares. Dessa forma, as crianças compreendem mais facilmente a noção da organização do tempo e sentem-se mais seguras e confiantes.

Diálogo

dialogo_pais_filhos.jpg
Um diálogo aberto ajuda a entender a criança e fazer combinações..

É importante conversar com as crianças sobre seus sentimentos, bem como explicar para elas as atividades escolares solicitadas combinando o modo de realização da rotina da semana. Acreditamos muito na escuta de nossos estudantes e apostamos em ações combinadas e compartilhadas.

​Cantinho do estudo

cantinho_estudo.jpg
Ter um local confortável para estudar é muito importante.​

Crie um espaço confortável e convidativo.  Lembramos que as atividades escolares exigem maior atenção e concentração. É importante que o ambiente seja arejado, bem iluminado e livre de barulhos e estímulos que possam distraí-las. Um local onde possam fazer seus desenhos, suas pinturas e suas criações. ​

Materiais escolares

materiais_escolares.jpg
Escolher os materiais juntos estimula a organiazação e pode ser bem divertido.

Incentive as crianças e ajude-as na seleção e organização de materiais, objetos e pertences; que fiquem com fácil acesso e ao alcance, sendo também facilitadores do desenvolvimento da responsabilidadeorganização

​Hora da história

leitura.jpg
Manter o hábito de leitura e contação de histórias incentiva a imaginação.

Contar histórias é aguçar a imaginação e a fantasia, proporciona ampliação dos vocabulários, repertórios simbólicos, ajuda na representação gráfica ​e na argumentação. Ou seja, ler e ouvir histórias todos os dias é valioso em nossa aprendizagem.

Organizar momentos de contação de histórias também está valendo: adultos e crianças reúnem-se, contam suas histórias e leituras preferidas e conversam sobre o assunto, criam personagens, cenários e partilham curiosidades.

Criações e escritas diárias

criacao.jpg
Estimular a criatividade em casa é enriquecedor e mantém as crianças ativas.

Incentivar as crianças a expressarem-se por desenhos, pinturas e escrita é uma ação significativa para o desenvolvimento e estruturação do pensamento. Aprendemos a escrever pelo exercício, pelo estímulo e pelas referencias.

Àquelas que já fazem seus registros, também por escrito, podem nomear atividades diárias, brincadeiras e jogos, lista de compras, brinquedos e jogos percebendo assim, a função da escrita e a extensão de seu progresso.

​Comunicação com as pessoas

comunicacao.jpg
Durante o isolamento, falar com amigos e familiares ajuda a criança a não se sentir sozinha.

Incentive que as crianças se comuniquem com colegas da turma, familiares e outros amigos pelos meios digitais à disposição para o contato remoto. Lembre-se de comentar com as crianças que essa situação é passageira, que em breve tudo voltará ao normal.

Movimento​movimento.jpg
Atividades físicas são necessárias e podem ser aplicadas de um jeito lúdico.

Ainda que os espaços de circulação estejam restritos, é importante manter a criança ativa. Que tal incentivar a prática de exercícios por meio de brincadeiras como dança e mímica que desperta a conscientização corporal e a relação com seus próprios movimentos?

Ouvir e cantar músicas (infantil, mpb, regional, clássica, rock etc.) amplia o repertório musical, desenvolve a capacidade auditiva e auxilia na memorização.

Montar pequenos circuitos usando as cadeiras, almofadas, tapete, cestos podem ser uma boa estratégia de movimentação. Se houver espaço, outra boa alternativa é fazer aquela corrida com sacos que desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio!

Brincar em família

brincar_barraca_lencol.jpg
Brincar em família pode trazer união e promover debates muito interessantes.

Além da oportunidade de estar convivendo é desejável brincar, divertir-se e dar sentido ao tempo com as crianças. Com as brincadeiras e jogos, crianças e adultos aprendem sobre respeito, regras, perder e ganhar, esperar sua vez, suportar a frustração.

Os jogos de quebra-cabeças, jogos de montagem, de estratégia e de tabuleiro despertam a atenção, memória, a resolução de problemas de um modo lúdico e dinâmico.

Montar uma cabana de lençol, assistir filmes juntos são momentos de contemplação, diversão e descanso. Aproveite a experiência de brincar para ampliar o olhar e ver o que de belo existe nas relações, nas experiências e atividades cotidianas.

Material para baixar

Baixe e imprima todas essas dicas em um infográfico que criamos especialmente para ajudar na sua rotina neste link.​​

Outras atividades para realizar com as crianças sugerimos neste texto, com dicas de brincadeiras para toda a família!

Se tiver outras sugestões, deixe um comentário ou participe postando com nossa hashtag #MaristaemCasa.