A necessidade de ficar em casa tem adaptado o cotidiano das famílias e sensíveis a esse novo modo de interação, durante o período de reclusão devido ao coronavírus (covid-19), preparamos algumas sugestões para contribuir com essa etapa respeitando os percursos de aprendizagem das crianças.
É importante por exemplo, que crianças acessem as atividades propostas relembrando algumas cenas do cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, vivam experiências significativas na interação com a família que também fortalecem a autonomia e protagonismo infantil.
Horários
Manter horários fixos para higiene das crianças é muito importante na rotina.
Mesmo em casa, é importante manter os horários de acordar/dormir, fazer a higiene (especialmente, a higienização das mãos), realizar as refeições e as atividades escolares. Dessa forma, as crianças compreendem mais facilmente a noção da organização do tempo e sentem-se mais seguras e confiantes.
Diálogo
Um diálogo aberto ajuda a entender a criança e fazer combinações..
É importante conversar com as crianças sobre seus sentimentos, bem como explicar para elas as atividades escolares solicitadas combinando o modo de realização da rotina da semana. Acreditamos muito na escuta de nossos estudantes e apostamos em ações combinadas e compartilhadas.
Cantinho do estudo
Ter um local confortável para estudar é muito importante.
Crie um espaço confortável e convidativo. Lembramos que as atividades escolares exigem maior atenção e concentração. É importante que o ambiente seja arejado, bem iluminado e livre de barulhos e estímulos que possam distraí-las. Um local onde possam fazer seus desenhos, suas pinturas e suas criações.
Materiais escolares
Escolher os materiais juntos estimula a organiazação e pode ser bem divertido.
Incentive as crianças e ajude-as na seleção e organização de materiais, objetos e pertences; que fiquem com fácil acesso e ao alcance, sendo também facilitadores do desenvolvimento da responsabilidade e organização.
Hora da história
Manter o hábito de leitura e contação de histórias incentiva a imaginação.
Contar histórias é aguçar a imaginação e a fantasia, proporciona ampliação dos vocabulários, repertórios simbólicos, ajuda na representação gráfica e na argumentação. Ou seja, ler e ouvir histórias todos os dias é valioso em nossa aprendizagem.
Organizar momentos de contação de histórias também está valendo: adultos e crianças reúnem-se, contam suas histórias e leituras preferidas e conversam sobre o assunto, criam personagens, cenários e partilham curiosidades.
Criações e escritas diárias
Estimular a criatividade em casa é enriquecedor e mantém as crianças ativas.
Incentivar as crianças a expressarem-se por desenhos, pinturas e escrita é uma ação significativa para o desenvolvimento e estruturação do pensamento. Aprendemos a escrever pelo exercício, pelo estímulo e pelas referencias.
Àquelas que já fazem seus registros, também por escrito, podem nomear atividades diárias, brincadeiras e jogos, lista de compras, brinquedos e jogos percebendo assim, a função da escrita e a extensão de seu progresso.
Comunicação com as pessoas
Durante o isolamento, falar com amigos e familiares ajuda a criança a não se sentir sozinha.
Incentive que as crianças se comuniquem com colegas da turma, familiares e outros amigos pelos meios digitais à disposição para o contato remoto. Lembre-se de comentar com as crianças que essa situação é passageira, que em breve tudo voltará ao normal.
Movimento
Atividades físicas são necessárias e podem ser aplicadas de um jeito lúdico.
Ainda que os espaços de circulação estejam restritos, é importante manter a criança ativa. Que tal incentivar a prática de exercícios por meio de brincadeiras como dança e mímica que desperta a conscientização corporal e a relação com seus próprios movimentos?
Ouvir e cantar músicas (infantil, mpb, regional, clássica, rock etc.) amplia o repertório musical, desenvolve a capacidade auditiva e auxilia na memorização.
Montar pequenos circuitos usando as cadeiras, almofadas, tapete, cestos podem ser uma boa estratégia de movimentação. Se houver espaço, outra boa alternativa é fazer aquela corrida com sacos que desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio!
Brincar em família
Brincar em família pode trazer união e promover debates muito interessantes.
Além da oportunidade de estar convivendo é desejável brincar, divertir-se e dar sentido ao tempo com as crianças. Com as brincadeiras e jogos, crianças e adultos aprendem sobre respeito, regras, perder e ganhar, esperar sua vez, suportar a frustração.
Os jogos de quebra-cabeças, jogos de montagem, de estratégia e de tabuleiro despertam a atenção, memória, a resolução de problemas de um modo lúdico e dinâmico.
Montar uma cabana de lençol, assistir filmes juntos são momentos de contemplação, diversão e descanso. Aproveite a experiência de brincar para ampliar o olhar e ver o que de belo existe nas relações, nas experiências e atividades cotidianas.
Material para baixar
Baixe e imprima todas essas dicas em um infográfico que criamos especialmente para ajudar na sua rotina neste link.
Outras atividades para realizar com as crianças sugerimos neste texto, com dicas de brincadeiras para toda a família!
Se tiver outras sugestões, deixe um comentário ou participe postando com nossa hashtag #MaristaemCasa.