No dia 5/11, ocorre a Mostra Marista de Iniciação Científica, espaço que tem como ponto inicial a realização de projetos de pesquisa científica, envolvendo os estudantes na prática de construção do conhecimento no seu cotidiano escolar. A edição deste ano será realizada virtualmente via plataforma Teams, devido ao contexto atual. Divididos em dois turnos, manhã e tarde, a Mostra destina-se a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Promovida desde 2016, a Mostra Marista de Iniciação Científica tem como objetivo propor momentos de apresentação e trocas de experiências e diferentes aprendizagens sobre Investigação Científica. Além de contribuir para a formação de estudantes, potencializar a pesquisa e o uso de metodologias científicas nas quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias –, o evento também oportuniza trocas entre estudante e educador orientador. Esse processo incentiva o pensamento científico e criativo a partir da resolução de problemas. Outro destaque é a publicação das produções na Revista Mostra Marista de Iniciação Científica.
Sobre a inscrição de projetos, a seleção dos trabalhos fica a critério de cada unidade, considerando o número de até seis projetos de pesquisa, preferencialmente em cada área do conhecimento e dois de livre escolha, sendo que cada grupo pode ser formado por até quatro integrantes. A modalidade de apresentação será a comunicação oral, com recursos de audiovisuais, pela plataforma Teams. Para regulamentar e estruturar o evento, existe uma comissão responsável constituída por educadores da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista, Assessoria de Comunicação e Marketing dos Colégios e das Unidades Sociais da Rede Marista (Ascomk) e os Colégios Marista São Pedro, Marista Roque e Marista Rosário.
Edição 2021: o que muda?
Sobre as novidades da edição de 2021 da Mostra Marista de Iniciação Científica, a supervisora de bibliotecas dos Colégios da Rede Marista, Patrícia Saldanha, explica que serão realizados dois momentos de abertura planejados com atividades para a comunidade educativa dos Anos Finais e Ensino Médio. “Contaremos com a ampliação das salas de aulas virtuais para os estudantes apresentarem seus trabalhos, mantendo, dessa forma, o mesmo número de apresentações dos anos anteriores”, comenta.
Fomentando as práticas tecnológicas, estudantes, orientadores e mediadores terão acesso a um canal que reúne todas as informações relativas ao evento, como submissão dos trabalhos, materiais de apoio e cronograma. “Outro ponto que destaco neste ano é a organização das apresentações, que se efetivarão nos turnos por meio de sorteio nos grupos. Além disso, será elaborado um produto final relacionado aos temas pesquisados, que os próprios estudantes escolherão”, esclarece Patrícia.
Para saber mais detalhes da Iniciação Científica em cada nível de ensino de nossas unidades, clique aqui e leia o conteúdo sobre esse tema!